A HBO Max liberou nesta terça-feira (21) o primeiro trailer de “Legendary”, série original da emissora que vai acompanhar duelos de voguing entre oito casas da cena ballroom dos Estados Unidos. Com estreia marcada para 27 de maio, a competição terá como jurados a atriz Jameela Jamil (a Tahani, de “The Good Place”), a rapper Megan Thee Stallion, o stylist Law Roache e os dançarinos/coreógrafos Amazon Leiomy e Dashaun Wesley, este último no papel de Mestre de Cerimônias (MC).

No trailer, além de muita dança, coreografia e death drops, é possível ver que a série contará com uma megaprodução, enquanto as casas mais conhecidas nos EUA competem pelo título de “lendária”.

Nascida no underground do Harlem, em Nova York, durante a década de 1980, as competições de voguing da cena ballroom foram lideradas por pessoas LGBTQ negras e latinas, mas se inseriram no mainstream apenas na década seguinte, quando Madonna lançou o histórico clipe de “Vogue” (1990). Desde então, alguns de seus elementos já foram encorporados em incontáveis turnês, vídeos e propagandas da cultura pop, por nomes como Rihanna, Katy Perry, FKA Twigs e Ariana Grande.

A dança, especificamente, foi inspirada por hieróglifos do Antigo Egito, pelos movimentos de ginástica e pelas poses que as modelos faziam nas páginas da revista Vogue (daí o nome) e, aos poucos, tomou o lugar que os desfiles de beleza ocupavam nas competições entre drag queens. Mas o movimento, como algo mais amplo, engloba moda, expressão cultural e mostra a resistência de pessoas LGBTQ criando o sentido de comunidade em meio à epidemia da Aids, numa época em que celebrar essa população não gerava engajamento em redes sociais, mas sim boicote.

Nos últimos anos, o voguing voltou com mais força aos holofotes com a série “Pose”, produção da Fox criada por Ryan Murphy, Steven Canals e Brad Falchuk, que aborda o início dessa cena com atores que compõem o maior elenco de atores e atrizes transexuais em toda a história da TV. Aliado à crescente e massiva popularidade de programas como“RuPaul’s Drag Race”, o movimento tem se inserido no consciente coletivo de uma nova geração e se reinventado.

Elenco de “Legendary” foi criticado por falta de representatividade

Assim que o elenco de jurados em “Legendary” foi anunciado pela HBO, choveram críticas na internet pela falta de representatividade da comunidade LGBTQ e de membros da própria cena ballroom norte-americana, que teriam mais experiência para julgar a competição do que os nomes escolhidos. Grande parte do elenco de “Pose”, Michelle Visage, ativistas trans e figuras conhecidas nos bailes dos EUA se opuseram à produção e à escolha de Jameela Jamil, supostamente heterossexual, para o painel.

View this post on Instagram

A atriz #JameelaJamil se declarou #queer na noite desta quarta, após ser alvo de várias críticas da comunidade #LGBTQ por supostamente assumir o posto de jurada, apresentadora e MC do reality show #Legendary, uma competição de #voguing e #ballroom anunciada pela HBO. 🕺 Nas redes, a atriz de #TheGoodPlace se explicou afirmando que seria apenas uma das juradas no programa, ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente pela própria emissora, e declarou: "Eu adicionei um arco-íris 🌈 ao meu nome quando me senti pronta há alguns anos, já que não é fácil ser aceita na comunidade sul-asiática, e sempre respondi honestamente quando me perguntavam sobre isso. […] Eu venho de uma família onde absolutamente *ninguém* se assumiu. Como atriz, também é assustador admitir abertamente sua sexualidade, especialmente quando você é uma mulher marrom nos seus 30 anos. Essa absolutamente não é a forma como eu gostaria de ter me assumido". A estreia de "Legendary" está marcada para maio deste ano. 🙃

A post shared by Revista Híbrida (@hibridamagazine) on

Com o crescimento das críticas, Jameela foi às suas redes sociais em fevereiro deste ano e se declarou publicamente como uma pessoa queer, frisando que não queria ter se assumido desa forma, mas que definitivamente não era heterossexual: “Eu venho de uma família onde absolutamente *ninguém* se assumiu. Como atriz, também é assustador admitir abertamente sua sexualidade, especialmente quando você é uma mulher marrom nos seus 30 anos”.

“Legendary” foi desenvolvida pela HBO Max, novo serviço de streaming da HBO que também estreia em 27 de maio, mas ainda sem previsão de ser disponibilizado no Brasil.

Atualização 29/5: A HBO Max disponibilizou o primeiro episódio da série e o nível da competição excede qualquer expectativa. Todas as oito casas servem um verdadeiro espetáculo de figurinos, coreografias e deboches na pista, enquanto os bastidores pegam fogo com gongação mútua e, simultaneamente, um laço familiar entre a maioria.

Reality show da HBO acompanha casas tradicionais dos Estados Unidos batalhando com muita pose, looks, voguing e coreografia pela coroa de "lendária"
Reality show da HBO acompanha casas tradicionais dos Estados Unidos batalhando com muita pose, looks, voguing e coreografia pela coroa de “lendária”

No júri, Law Roache e Amazon Leiomy se dividem entre as críticas mais objetivas, enquanto o primeiro analisa o aspecto fashion das casas e a segunda avalia a capacidade geral das casas, levando em conta coreografia, execução e voguing. Meghan e Jameela, pelo menos no primeiro episódio, se limitaram a avaliar o carisma, sincronia e energia dos grupos.

O episódio está disponível no youtube (assista abaixo), com legendas automáticas em português. E, enquanto aconselho vocês a assistirem todas as performances (se estiverem com pouco tempo, pulem as introduções superdramatizadas), os destaques ficaram com as casas Ebony, Ninja, Saint Laurent, Balmain e Lanvin.

LEIA TAMBÉM —> 22 séries com temática LGBTQ para assistir online

LEIA TAMBÉM —> 5 motivos para não perder “O Assassinato de Gianni Versace”