Com a apuração das eleições 2020 nos Estados Unidos em andamento nesta terça-feira (3), uma boa notícia já veio para a comunidade LGBTI+ do país: Sarah McBride foi eleita a primeira mulher trans em um senado, pelo estado de Delaware.

“Espero que a noite de hoje mostre a uma criança LGBTQ que a nossa democracia também é grande o suficiente para ela”, comemorou a democrata nas redes sociais.

Apesar de não ser a primeira parlamentar transexual eleita para um cargo legislativo no país, Sarah é a primeira eleita para o cargo de senadora. Nos EUA, todo estado tem um parlamento com uma câmara dos deputados e um senado estaduais, reproduzindo a repartição de poderes da esfera federal.

Sarah também foi a primeira estagiária transexual contratada para trabalhar na Casa Branca, durante o segundo mandato de Barack Obama, em 2012. Sua trajetória política nos EUA é marcada por pioneirismos, já que há apenas quatro anos ela também se tornou a primeira pessoa trans a discursar durante uma convenção do partido Democrata.

Aos 30 anos, Sarah também já trabalhou com Jack Markell, governador de Delaware, e já foi secretária de imprensa da Human Rights Campaign, uma das maiores ONGs de defesa dos direitos humanos em todo o mundo. Em sua campanha, ela contou com o apoio do senador Harris McDowell, que ocupava a cadeira desde 1976 e se aposentou este ano.

“Estou me trazendo por inteira nessa disputa. Minha identidade é uma parte de quem eu sou, mas apenas uma parte”, disse Sarah em entrevista à Associated Press, quando foi eleita para representar os Democratas no Estado, em setembro. “Vou legislar não com base na minha identidade, mas com base nos meus princípios e nas necessidades dos meus constituintes.”

Na noite desta terça, após o resultado, a recém-eleita senadora já disse que uma de suas prioridades é cuidar da população de Delaware em meio à pandemia do coronavírus. “É hora de trabalharmos para investir em políticas que vão fazer a diferença para as famílias trabalhadoras.”