Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, foi vítima de ofensas homofóbicas nesta sexta-feira (14), após áudios do advogado Flávio Koury, conselheiro do Sport Club do Recife, terem vazado online criticando a visita do ex-BBB à Ilha do Retiro, estádio onde o clube treina. Na última quarta, Gil, que é torcedor declarado do time, foi até o local a convite do próprio Sport e, por lá, aproveitou para fazer o seu “Tchaki Tchaki”,  dança que conquistou o país após sua participação no Big Brother.

Nos áudios vazados, Koury critica a dança do ex-BBB no estádio e comenta: “Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, ou onde ele quisesse, eu não estava nem aí. Mas foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz. Isso é uma desmoralização. Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que a gente está vivendo. Esses tempos novos que tão falando, é isso. Não tem mais respeito. Filho não respeita pai, pai não respeita filho, não respeita irmão. Não tem amigo. E é isso aí. É a depravação. Isso é um retrato do legado que o PT deixou pra gente. É isso aí. É exatamente isso”.

O conteúdo foi enviado pelo deputado estadual Romero Albuquerque (PP-PE) ao jornalista Jamildo Melo. De acordo com a publicação, o parlamentar pediu a expulsão de Koury do quadro de conselheiros do Sport.

Nas redes sociais, o áudio causou indignação e se tornou um dos assuntos mais comentados na tarde desta sexta. Frases como “Gil Merece Respeito”, “Força Gil” e “HOMOFOBIA É CRIME” ganharam destaque. Perfis oficiais de partidos políticos, celebridades e outros clubes de futebol também apoiaram o ex-BBB.

O Partido dos Trabalhadores (PT) escreveu: “Os ataques de Flávio Koury não são apenas ao Gil, mas a toda a comunidade LGBTI+. Não podemos deixar que esse tipo de comportamento se repita!”. A marca de alimentos Vigor, que recém-contratou Gil como garoto-propaganda, também se manifestou: “Repudiamos qualquer ato de desrespeito, não só com nosso GIL DA VIGOR, mas também com toda a comunidade”. Outras páginas ligadas ao futebol, como a Maria de Minas, de torcedores LGBTI+ do Cruzeiro, e a Coralpride, primeiro movimento de torcedores LGBTIs de Pernambuco, publicaram notas de repúdio contra o conteúdo dos áudios.

Em nota oficial, o Sport e Conselho Deliberativo garantiram que estão tomando providências para que o ataque homofóbico seja devidamente penalizado.

Gil também comentou o episódio pelo seu Twitter: