Cinco homens gays foram espancados no último fim de semana em Barcelona, na Espanha, de acordo com dados divulgados no domingo (30) pelo Observatorio Contra la Homofobia (OCH) local. No ataque mais sério, que ocorreu nas redondezas da praia de Somorrostro, uma das vítimas de apenas 34 anos precisou de cirurgia facial após o episódio.

“Um deles veio até a gente, nos chutou e, quando levantamos, começaram as pancadas. Foi horrível”, relatou um dos atacados ao Tot Barcelona. “Eles rasgaram nossas roupas, nos jogaram no chão; meu namorado foi ferido na boca e descobrimos no departamento de emergência, onde passamos toda a noite, que ele precisará de uma cirurgia bucomaxilofacial”, acrescentou.

No mesmo dia, Marc Sagt usou o seu Twitter para denunciar o atentado que sofreu praticado por um homem que começou a importuná-lo e, em seguida, o chutou abruptamente. O caso ocorreu na região de Gràcia, por volta das 9h. 

Em entrevista para um jornal local, o presidente da OCH, Eugeni Rodríguez, denunciou a ampliação dos ataques, se referindo a eles como “agressões bárbaras”. “É terrível que, depois da pandemia, estamos numa situação dessas”, disse. Marc Serra Solé, Chefe do Conselho do Direito de Cidadania de Barcelona, publicou um tweet avisando que eles nunca irão normalizar este tipo de situação, além de solicitar aconselhamento jurídico e apoio psicossocial às vítimas.

Segundo dados da OCH, 76 ataques de LGBTfobia foram registrados na Catalunha apenas este ano. Apesar disso, a região segue como um dos principais destinos europeus para turistas LGBTI+. 

A polícia espanhola segue investigando os casos até o momento, embora não tenham realizado nenhuma prisão. Perfis dos suspeitos ainda não foram divulgados.