A partida entre Alemanha e Hungria, que disputavam na noite desta quarta-feira (23) a fase de grupos da Eurocopa, foi marcada por diversos protestos a favor dos direitos LGBTI+. Isso mesmo depois da UEFA, a entidade máxima do futebol europeu, proibir que o estádio Allianz Arena, em Munique, fosse iluminado com as cores da bandeira arco-íris, entendendo que o ato teria um viés político.

“Recebemos uma carta de um político que queria fazer algo contra a decisão tomada por um político de outro país. Isso torna tudo um ato político. Todos sabem que a UEFA não é uma entidade homofóbica, muito menos eu. Mas nós nao queremos ser usados para medidas populistas”, disse o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

Os representante da Câmara da cidade alemã socilitaram a iluminação especial para o jogo contra a Hungria em repúdio à aprovação de uma lei húngara, que proíbe o acesso de menores de 18 anos a qualquer material que faça referência à homossexualidade, além de limitar publicidade LGBTI+ por parte das empresas que atuam no país. Essa é mais uma medida LGBTfóbica por parte do governo de extrema-direita de Viktor Orbán, que por sua vez desistiu de comparecer à partida em virtude das tensões.

Mesmo com a proibição da UEFA, diversos torcedores alemães mostraram seu apoio à comunidade antes e depois da partida. Ativistas locais distribuiram 11 mil bandeirinhas arco-íris e muitos outros levaram seus próprios cartazes e flâmulas. Mas o principal protesto aconteceu no exato momento em o hino da Hungria tocava antes do apito inicial: um homem invadiu o gramado com uma bandeira do arco-íris e precisou ser retirado do local pelos seguranças.

Estádio da Alemanha iluminado com as cores do arco-íris ao mesmo tempo em que a Seleção do país enfrentava a Hungria em campo (Foto: Reprodução)
Estádio da Alemanha iluminado com as cores do arco-íris ao mesmo tempo em que a Seleção do país enfrentava a Hungria em campo (Foto: Reprodução)

Além disso, o goleiro e capitão alemão Manuel Neuer também usou uma braçadeira de arco-íris, como já havia feito nas partidas contra França e Portugal, reiterando seu apoio à comunidade. E se a Allianz Arena não ganhou uma iluminação especial, outros estádios espalhados pela Alemanha ficaram coloridos nesta quarta, mesmo sem jogos.

Um gol de placa da Alemanha fora de campo. Dentro dele, empate em 2 a 2, resultado que classificou os alemães e eliminou os húngaros da Eurocopa.