Tem little monster em Cuba? Em entrevista ao Instagram da Híbrida, nesta quinta-feira (15), às 21h30, o pesquisador Thiago Soares, da Universidade Federal de Pernambuco, vai falar sobre o seu artigo Lady Gaga em Cuba e os seus estudos que investigaram a relação da música pop com a juventude da ilha caribenha.

A conversa ocorre na semana em que os protestos em Cuba levantam debates sobre a liberdade de expressão e o acesso à informação no país, administrado por um governo comunista que há décadas é assediado por embargos econômicos dos Estados Unidos.

Por um lado, o estudo de Soares aponta que os jovens LGBTIs, inspirados nas divas pop americanas, ressignificam o cotidiano de seus corpos e descobrem novas possibilidades de existência dentro de uma sociedade heteronormativa e militarizada. Por outro, a aproximação com a indústria cultural dos Estados Unidos pode representar, para alguns, um flerte crescente com os duvidosos encantos da democracia liberal.

A discussão foi abordada, também, no artigo O culto às divas pop e a captura da luta política, veiculado em 2020 na nossa 5ª edição (leia clicando na imagem abaixo). Thiago Soares, citado na publicação, poderá agora explorar conosco, ao vivo, a complexidade da vivência LGBTI+ num contexto de restrições da circulação de saberes e experiências. A entrevista será conduzida pelo jornalista Victor Ohana.

O culto às divas pop e a captura da luta política (clique para ler)
O culto às divas pop e a captura da luta política (clique para ler)