O rapper DaBaby ganhou destaque na última semana após soltar comentários homofóbicos e sorofóbicos durante um show realizado no festival Rolling Loud, em Miami. Ao pedir mais interação do público no último domingo (25), ele relacionou o vírus do HIV à comunidade LGBTI+, dizendo: “Se você não apareceu hoje com HIV, AIDS, ou qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis que farão você morrer em duas ou três semanas, ligue a lanterna do seu celular. Senhoras, se suas bucetas têm cheiro de água, liguem a lanterna dos seus celulares. Rapazes, se vocês não estão chupando pinto no estacionamento, liguem as lanternas de seus celulares”.

Após a divulgação do episódio nas redes sociais,  artistas que já colaboraram com DaBaby ou que possuem algum tipo de conexão com a comunidade LGBTI+ decidiram se posicionar.

Em um vídeo de mais de cinco minutos de duração, o rapper T.I. saiu em defesa do cantor, equivocadamente comparando-o a Lil Nas X, que é abertamente gay. “Se você vai ter um vídeo do Lil Nas X e ele vivendo a sua verdade, então certamente você terá pessoas como o DaBaby que irão falar as suas verdades. Não há nada errado com nada disso. Não há porque ter ódio. É tudo honestidade. Todos vivendo as suas verdades”, disse.

 

Dua Lipa, com quem DaBaby colaborou no remix de Levitating“,  se manifestou decepcionada. “Estou surpresa e horrorizada com os comentários de DaBaby. Eu realmente não reconheço isso como a pessoa com quem eu trabalhei. Eu sei que meus fãs sabem onde meu coração está e que eu me solidarizo 100% com a comunidade LGBTQ+. Nós precisamos nos unir para lutar contra o estigma e a ignorância em torno do HIV/AIDS”, publicou no Instagram.

Dua Lipa se posicionou em seu Instagram contra as falas homofóbicas de DaBaby (Foto: Reprodução)
Dua Lipa se posicionou em seu Instagram contra as falas homofóbicas de DaBaby (Foto: Reprodução)

Em suas redes, Sir Elton John condenou a postura do rapper, e alegou que: “Esse tipo de coisa alimenta o estigma e a discriminação e é o oposto do que o nosso mundo precisa para lutar contra a epidemia de AIDS”. O cantor recentemente se apresentou com Dua Lipa em evento beneficente para a Elton John AIDS Foundation, dedicada a angariar fundos para pesquisas sobre o HIV e amparar pessoas soropositivas, causa defendida pelo ícone britânico há décadas.

Anitta, que é bissexual e recentemente liberou uma versão de Girl From Rio com DaBaby, também se pocionou no Twitter sem mencioná-lo e condenando qualquer demonstração de ódio. “Eu sempre vou estar ao lado da minha comunidade LGBTQ+. Também estou mandando todo o meu respeito e apoio para acabar com qualquer ignorância e estigma em torno do HIV/AIDS. Eu condeno todo tipo de demonstração de ódio. Deixem o amor brilhar”, escreveu.

Madonna, uma das principais vozes a utilizar seu espaço na mídia para conscientizar a população sobre os riscos do vírus durante o surgimento da AIDS ainda na década de 1980, também não ficou de fora. Em seu Instagram, a rainha do pop rebateu a homofobia de DaBaby e alegou que pessoas como ele são as responsáveis “por ainda vivermos em um mundo dividido pelo medo”. Leia o post na íntegra:

“Uma mensagem para DaBaby – se você vai fazer comentários odiosos para a comunidade LGBTQ+ sobre HIV/AIDS, então conheça os fatos: Após décadas de pesquisas científicas- existem hoje medicamentos que salvam vidas disponíveis para crianças que nasceram com HIV, pessoas que contraíram o HIV através de transfusão de sangue, agulhas sujas ou troca de fluidos corporais. Esses novos antirretrovirais podem manter uma pessoa com HIV viva para o resto de suas vidas!!! AIDS não é transmitida por estar perto de alguém numa multidão.Eu quero ligar a lanterna do meu celular e rezar pela sua ignorância. Ninguém mais morre de AIDS em 2 ou 3 semanas. Graças à Deus.E seus comentários sexistas sobre senhoras cujas bucetas precisam cheirar como água só encorajam mais discriminação contra mulheres que lutam diariamente contra a opressões de viver sob a Visão Masculina.Pessoas como você são a razão pela qual ainda estamos vivendo em um mundo dividido pelo medo. Todos os seres humanos deveriam ser tratados com dignidade e respeito, independente de raça, gênero, preferências sexuais ou crenças religiosas. Amém”.

Por conta das alegações preconceituosas, o cantor teve seu contrato cancelado com a grife masculina boohooMAN, que em comunicado, informou apoio irrestrito a comunidade LGBTI+. Além disso, DaBaby também acabou sendo excluído da lineup do festival Parklife, que acontecerá em Manchester.