A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) com mil novas palavras que agora estão oficialmente incorporadas ao português. Com as adições, totalizam-se 382 mil termos inscritos no registro.

Dicionário oficial dos vocábulos da língua portuguesa, o Volp não era atualizado há 12 anos, quando incorporou as Bases do Acordo Ortográfico aprovado em 1990.

Dentre as novas adições, constam palavras relacionadas ao contexto da pandemia atual, como “covid-19” e “lockdown“; nomes de povos indígenas e também termos que refletem a mudança social e cultural observada na última década, como empoderamento; homoparental e homoparentalidade, termos designados a casais do mesmo gênero ou indivíduos LGBTI+ que constituem família, com ou sem filhos; sororidade, definida como “sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, […] especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres”; e feminicídio, descrita como “delito de homicídio praticado contra mulher decorrente de violência doméstica ou familiar e/ou por motivo de menosprezo ou discriminação de gênero”.

De acordo com nota divulgada pela ABL, a equipe orientada pelo professor Evanildo Bechara, presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia, “viu-se no dever de atualizar a obra para oferecer ao público uma edição aumentada em seu universo lexical e em dia com a evolução da língua, refletindo as mudanças da nossa sociedade”.

Embora ainda enfrentemos uma realidade permeada por preconceito, a inclusão de termos associados às pautas LGBTI+ e das demais minorias sociais ao dicionário oficial valem como reconhecimento e prova de que a língua está em constante mudança,  ao contrário do que muitos argumentam quando o assunto é a incorporação de uma linguagem neutra.

Para conferir o novo vocabulário, basta acessar o site oficial ou baixar o aplicativo da ABL.