O jogador de futebol Josh Cavallo revelou ser gay em uma carta aberta publicada nessa quarta-feira (27). Aos 21 anos, o australiano que atua no Adelaide United se tornou o único jogador abertamente homossexual a atuar na primeira divisão de uma liga nacional no mundo.

“Durante meu crescimento, sempre senti que precisava me esconder porque tinha vergonha. Vergonha de não ser capaz de fazer o que eu amava e ser gay. Escondendo quem eu realmente sou para seguir um sonho que eu sempre desejei desde criança. Jogar futebol e ser tratado igualmente nunca pareceu realidade”, escreveu.

Cavallo disse que escondeu sua orientação sexual por seis anos com medo de represálias, mas o apoio de amigos, familiares e os integrantes do Adelaide fizeram toda a diferença. Agora, ele espera servir de exemplo dentro e fora da Austrália.

“Como um jogador de futebol gay, eu sei que existem outros jogadores vivendo em silêncio. Eu quero ajudar a mudar isso, mostrar que todo mundo é bem vindo no futebol e merece o direito de ser quem realmente é”, comentou Cavallo

“É surpeendente saber que não existem jogadores profissionais gays assumidos e jogando ativamente, não só na Austrália, mas em todo mundo. Espero que isso mude em um futuro próximo. Eu espero que, compartilhando quem eu sou, eu possa mostrar a outros que se identificam como LGBTQI+ que eles são bem vindos na comunidade do futebol”, concluiu.

A história de Josh Cavallo repercutiu no mundo e diversas figuras importantes do futebol demonstraram apoio a ele, como Gerard Piqué, Gary Lineker e Antoine Griezmann. Um momento histórico na luta por igualdade e diversidade no esporte.