Rodrigo Apresentador foi o convidado especial do 24º episódio da Antena Híbrida, nosso programa de rádio e podcast, durante o qual comentou sua relação com a fábrica de memes sobre si que alimenta nas redes sociais, o contato com Xuxa e sua próxima empreitada à frente de um reality show sobre drags no Brasil, e quais os planos para o Rodrigo Show, programa que produz, edita e apresenta no Youtube.

Natural de Balneário Camboriú, Rodrigo virou uma sensação na internet graças ao seu canal no Youtube, o qual atualiza semanalmente com novos episódios do Rodrigo Show. No Twitter, algum trecho ou gif dos seus vídeos viraliza diariamente, algo que ele conta ter aprendido a lidar.

“Eu não faço o meu trabalho com a intenção de virar meme”, revelou na Antena Híbrida. “De repente, eu estou passeando com a minha bolsa maravilhosa na praia de Balenário e isso vira um meme. Tem graça? Pra mim não tem, mas pra você tem. E aí?!”

Ele conta que não chega a se sentir ofendido com as brincadeiras, exceto quando elas são feitas de forma deliberadamente maldosa e desrespeitosa. “Eu sou muito frustrado com os ataques de gordofobia. ‘Você precisa emagrecer, você tá muito gordo, vai diminuir essa papada’. Fazem isso comigo, que tenho espelho e noção de que não estou acima do meu peso, então imagina o que fazem com uma pessoa obesa. Esse é o lado do meme que as pessoas não conhecem: uma palavra chamada limite”, pontuou.

O artista, que no passado se apresentava como Rodrigo Xuxa – em alusão a uma de suas mais amadas divas -, aproveitou o papo para refletir sobre a repercussão polêmica da escolha da Rainha dos Baixinhos como apresentadora de um programa sobre drag queens, o “Caravana das Drags“, ao lado de Ikaro Kadoshi:

“Aqui no Brasil, infelizmente, nós da comunidade LGBTI+ estamos longe de ter espaço e voz na mídia. Você vê que antigamente o apresentador podia até ser gay assumido, como Leão Lobo ou Clodovil, mas ele tinha que se vestir de hominho na televisão, não podia ser uma coisa montada. A drag que a gente tinha era a Elke Maravilha, que era uma mulher. Não é sobre a Xuxa, é sobre a nossa história. Aquilo que a gente sente, aquilo que a gente vive. Uma coisa é você se montar pra fazer uma brincadeira, outra coisa é você encarar aquilo como um trabalho”, comentou.

Apesar disso, ele também enxerga que a presença da apresentadora no programa garantirá maior visibilidade fora da bolha. “A Xuxa é uma inspiração. Ela é uma excelente comunicadora, uma excelente apresentadora.[…] Tudo que Xuxa se propõe a fazer, ela faz com muito capricho. Eu acho que é uma boa escolha, embora muitas drags tenham ficado revoltadas. Entendo os dois lados. Entendo por ser a nossa história. Eu e tantas outras drags montadas, artistas transformadas, esse é nosso local de fala. A gente correu pra muita artista andar hoje”, disse. Ele também já deixa avisado que adoraria integrar o time de jurados: “Acho que um dos desafios podia ser montação de Xuxa. E eu no júri, porque me montei de Xuxa durante 13 anos da minha vida”.