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Arte & Literatura

Calendário Pirelli traz o sexy de volta com ajuda de Hunter Schafer

Hunter Schafer integra o elenco do Calendário Pirelli 2025 e posou para as lentes de Ethan James Green (Foto: Divulgação/Pirelli)

Hunter Schafer integra o elenco do Calendário Pirelli 2025 e posou para as lentes de Ethan James Green (Foto: Divulgação/Pirelli)

A atriz e modelo Hunter Schafer é uma das estrelas do Calendário Pirelli de 2025. A 51ª edição do anuário será lançado em novembro fotos do estadunidense  Ethan James Green e o tema “Refresh and reveal”. Aos 25 anos, Hunter se tornou uma das queridinhas de Hollywood após se destacar em trabalhos como Euphoria, Jogos Vorazes e Tipos de Gentileza.

Entre as estrelas que também foram fotografadas para o calendário estão Vincent Cassel, Simones Ashley, John Boyega, HoYeon Jung e Jodie Turner-Smith, compondo um time de idades variadas e mantendo a recente tradição de incluir homens no elenco. O cenário escolhido pelo fotógrafo foram as Ilhas Keys, na Flórida, EUA. Uma novidade desta edição é que o próprio Ethan James incluiu na seleção de imagens um autorretrato, algo até então inédito nos mais de 50 anos do Calendário Pirelli.

“É Refresh porque estamos voltando ao início do Calendário e atualizando-o. E Reveal porque estamos voltando a essa ideia de mostrar a pele, que é uma forma de capturar o verdadeiro eu de alguém”, diz Green. “São essas as pessoas que eu enxergo como muito bonitas”, acrescenta sobre as fotos, que também foram clicadas no Historic Virginia Key Beach Park, em Miami, durante duas sessões de fotos em maio e junho.

A visão do fotógrafo de 34 anos é um retorno às origens do Calendário Pirelli, que graças ao movimento #MeToo nos últimos anos se afastou da nudez para minimizar as alegações de que representava o olhar masculino. Ethan James sucedeu a nomes como Paolo Roversi, Bryan Adams, Emma Summerton e Prince Gyasi, e se inspirou nos registros dos anos 90 para a sua edição, quando modelos como Kate Moss, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Claudia Schiffer.

“O mundo mudou muito desde a última vez que a Pirelli teve um calendário realmente sexy. Fiquei animado para explorar como vemos a beleza agora e quem é considerado bonito para o Calendário Pirelli – no estúdio e na praia”, explica Green, que se inspirou especificamente nas imagens atemporais das lendas Richard Avedon e Herb Ritts.

“Eles realmente capturaram a pessoa e criaram belas imagens atemporais”, comenta o fotógrafo. “Essa era uma grande parte do que eu queria alcançar com o meu Calendário: criar algo que as pessoas pudessem ver daqui a 20 ou 30 anos, que não parecesse datado e que, com sorte, fosse referência no futuro.”

O que é o Calendário Pirelli?

O Calendário Pirelli foi criado no início dos anos 1960 pela empresa italiana de pneus homônima, fundada em Milão, em 1872, pelo engenheiro Giovanni Battista Pirelli. Ao longo dos anos, a publicação elevou o nível de sensualidade, produção e estética dos tradicionais “calendários de oficina” e passou a ser considerada um dos lançamentos mais excitantes do mundo editorial, exatamente pela forma como reúne os nomes mais quentes da fotografia e da moda.

Modelos, atrizes, cantoras e celebridades como Lara Stone, Miranda Kerr, Karlie Kloss, Jennifer Lopez, Penélope Cruz, Adriana Lima, Milla Jovovich e Gisele Bündchen já foram fotografadas para o Pirelli, nas décadas em que a publicação prezava pelo sexy. Por trás das lentes, os maiores nomes da fotografia mundial já trabalharam para o anuário, como Steve McCurry, as duplas Mert Alas & Marcus Piggott e Inez & Vinnodh, Mario Testino, Mario Sorrenti, Patrick Demarchelier e Nick Knight.

Nos últimos anos, o Calendário Pirelli passou a investir em mais diversidade, trazendo imagens de homens, mulheres fora do padrão de magreza e pessoas proeminentes em suas áreas, não só modelos. Uma das principais quebras nesse padrão veio na edição de 2018, quando o fotógrafo surrealista Tim Walker trouxe nomes como Whoopi Goldberg e RuPaul para as páginas do anuário.

Além de todo o rigor estético, outro fator contribui para a mística em torno do calendário e o seu status como artigo de luxo: as cópias limitadas do anuário não são comercializadas, mas sim presenteadas pela empresa a celebridades e alguns de seus principais clientes.

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