Revista Híbrida
Arte & Literatura

Livros revisitam legado de Cazuza com poesias e fotos inéditas

Livros trazem registros inéditos de Cazuza (Foto: Reprodução)

Duas grandes homenagens ao legado de Cazuza acabam de chegar ao público: Meu Lance é Poesia, uma compilação de poemas com 27 textos inéditos, e Protegi Teu Nome Por Amor, uma fotobiografia com mais de 700 imagens raras e documentos que revelam momentos marcantes da vida e carreira do artista. Os livros foram lançados pela Editora WMF Martins Fontes, na Bienal do Livro 2024, em São Paulo. 

Em Meu Lance é Poesia, as páginas trazem uma coletânea inédita da obra poética de Agenor de Miranda Araujo Neto, nome de registro do ícone da música brasileira. Organizada por Ramon Nunes Mello, a publicação reúne 238 poemas do próprio Cazuza, escritos entre 1975 e 1989, alguns dos quais deram origem às canções que marcaram gerações.

Os textos foram descobertos no acervo do Arquivo Viva Cazuza e permitem ao leitor acompanhar a evolução do artista ao longo dos anos, revelando como sua poesia esteve sempre conectada à sua vida pessoal e profissional, trazendo também versões alternativas de músicas famosas como “Um Dia na Vida”, “Exagerado”, “Ideologia” e “Eu Queria Ter Uma Bomba”

Além dos versos, a obra oferece notas explicativas sobre os poemas e depoimentos dos principais parceiros de Cazuza, fornecendo um contexto mais profundo sobre o processo criativo do poeta. O livro também conta com uma série de textos críticos assinados por renomados intelectuais, como Eliane Robert Moraes, Italo Moriconi e Silviano Santiago.

 Protegi Teu Nome Por Amor é uma fotobiografia, também com curadoria de Nunes Mello, mas dessa vez em parceria com a mãe do cantor, Lucinha Araujo. O livro, que conta com prefácio de Gilberto Gil e um texto de Pedro Bial na contracapa, apresenta mais de 700 imagens, muitas delas inéditas, que retratam a vida e a carreira do artista.

As capas dos livros recém-lançados sobre Cazuza (Foto: Divulgação)
As capas dos livros recém-lançados sobre Cazuza (Foto: Divulgação)

A obra está estruturada em ordem cronológica, desde o início do relacionamento de seus pais, Lucinha e João Araujo, até a infância de Cazuza em Vassouras, no interior fluminense, e depois no Rio de Janeiro. As imagens revelam momentos íntimos, como o despertar do interesse pela poesia, incentivado por sua avó, e sua busca pela arte, que o levou a estudar fotografia e artes visuais nos EUA. Também há registros de sua paixão pelo teatro, vivida com a trupe de Perfeito Fortuna, no Parque Lage e no Circo Voador, além de seu estrondoso sucesso com a banda Barão Vermelho e em sua carreira solo.

A luta de Cazuza

O livro não se restringe apenas à arte e à música, mas também narra a batalha de Cazuza contra a Aids, que matou o artista em 1990, não sem antes transformá-lo em uma voz importante na conscientização sobre a doença. Além disso, a fotobiografia traz depoimentos de amigos e parceiros de Cazuza, e textos assinados por personalidades como Fernando Gabeira, Caio Fernando Abreu e Zuenir Ventura.

Outro destaque é o “Caderno de Imagens de 1990 a 2024”, que registra a criação e o impacto da Sociedade Viva Cazuza, fundada por Lucinha, e os principais acontecimentos após a morte do cantor. A obra é um tributo emocionante e visualmente rico, que aprofunda o legado de Cazuza na música, na cultura e na luta pela vida.

Meu Lance é Poesia e Protegi Teu Nome Por Amor estão disponíveis para compra na Amazon e podem ser adquiridos em um box com capa dura ou separadamente.

LEIA TAMBÉM: 

Notícias relacionadas

Enfim, Queermuseu! Por dentro das controvérsias da exposição

Ludimilla Fonseca
6 anos atrás

“PUTO”: Christian Chávez, do RBD, anuncia minidocumentário

Revista Híbrida
4 meses atrás

Livro de Janelle Monáe será lançado na Bienal do Rio

Revista Híbrida
1 ano atrás
Sair da versão mobile