Revista Híbrida
Arte & Literatura

Livros com temática LGBT+ dominam lista de censurados nos EUA

Lista de livros LGBTs censurados no EUA

Lista de livros LGBTs censurados no EUA

Os livros mais censurados dos Estados Unidos em 2018 continham temas e imagens LGBTQs, de acordo com a lista anual da Associação Americana de Bibliotecas. No total, foram 483 títulos presentes no relatório; dos 11 primeiros colocados, seis foram banidos de escolas, livrarias e bibliotecas no país por terem conteúdo queer e serem “controversos”.

“A literatura nos ajuda a navegar o mundo jogando luz em assuntos desafiadores e desconfortáveis. A censura nos deixa no escuro. Proibir conversas apenas termina em espalhar o medo, a desconfiança e a ignorância”, declarou a associação em comunicado oficial. Na lista de 2017, apenas quatro livros de temática LGBTQ+ havia entrado no top 10.

Abaixo, confira os livros de temática queer que foram mais censurados nos EUA em 2018:

“George”, de Alex Gino

“George” (Ed. Galera Record) foi o livro mais banido de 2018 por contar a história de uma menina trans que “se sente presa no corpo de um menino”. Outro motivo que criou reclamação de pais sobre o título foi que ele “incentiva crianças a apagarem seus históricos de navegação online e injetarem hormônios”.

Ao contar história de garota trans, ‘George” foi o livro mais banido dos EUA em 2018 (Foto: Reprodução)

“A Day In The Life of Marlon Bundo”, de Jill Twiss

Escrito como uma sátira sobre o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e o livro infantil que sua esposa e sua filha lançaram (“A Day In The Life of The Vice President”), o título fez parte de uma esquete do “Last Week Tonight With John Oliver” e foi comercializado posteriormente. Na versão censurada, o coelho de Pence vive um caso de amor com outro coelho, o que acabou provocando os ânimos conservadores dos republicanos.

“As Aventuras do Capitão Cueca”, de Dav Pilkey

O volume “Capitão Cueca e A Saga Sensacional Do Fedor, O Grande” (Ed. Cosac Naify) também foi banido das prateleiras simplesmente por ter um casal homoafetivo em um título voltado para o público infantil.

“Drama”, de Raina Telgemeier

O quadrinho, ainda inédito no Brasil, conta a história da colegial Callie, uma garota apaixonada por teatro que se envolve na produção de uma peça em sua escola. O livro foi banido porque tem personagens e conteúdos LGBTs.

“This Day in June”, de Gayle E. Pitman

Outro que não foi lançado ainda no Brasil, “This Day in June” é um livro de ilustrações voltado ao público infanto-juvenil e que mostra o clima de celebração, respeito e diversidade que toma conta das Paradas de Orgulho LGBT pelo mundo afora.

O título causou tanto desconforto entre conservadores que um cristão fundamentalista se filmou queimando este e outros livros em Iowa. Posteriormente, uma vaquina online conseguiu levantar U$ 3.000 para reconstruir o acervo da biblioteca municipal de onde o homem havia retirado o livro.

“This Day In June” conta histórias de respeito e diversidade em Paradas do Orgulho LGBT (Foto: Reprodução)

“Dois Garotos Se Beijando”, de David Levithan

Lançado no Brasil também pela Galera Record, o romance é baseado em eventos reais e conta a história de dois rapazes gays (Harry e Craig) que tentam quebrar o recorde de beijo mais longo da história. Narrado pelo ponto de vista dos homens que morreram por Aids, o título também foi queimado nos EUA.

Notícias relacionadas

Madonna vai relançar livro “SEX” com exposição da YSL

João Ker
1 ano atrás

Vamos conversar sobre a saúde sexual de lésbicas e bissexuais

Vitória Régia
5 anos atrás

Novo livro de memórias de RuPaul será lançado no Brasil

Revista Híbrida
7 meses atrás
Sair da versão mobile