Híbrida
ARTE & LITERATURA

Calendário Pirelli 2025: veja as fotos com Hunter Schafer e mais

Hunter Schafer é uma das musas do Calendário Pirelli 2025 (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)

Hunter Schafer é uma das musas do Calendário Pirelli 2025 (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)

O Calendário Pirelli 2025 foi lançado na última terça-feira (12), em Londres, no Museu de História Natural. Fotografada por Ethan James Green, a 50ª edição do periódico visual foi batizada de “Refresh and Reveal”, retornando à sua essência tradicional de focar na sensualidade e na beleza do corpo humano, dessa vez apostando em um elenco diverso em idade, corpos e gêneros.

Padma Lakshmi, Vincent Cassel, Jodie Turner-Smith, Elodie, além da atriz e modelo Hunter Schafer, já queridinha da indústria da moda após participar da série Euphoria como a personagem Jules, são alguns dos nomes que integram as 24 fotos tiradas nas praias históricas do Virginia Key Beach Park, em Miami, e em um estúdio montado no local.

“É Refresh porque estamos voltando ao início do Calendário e atualizando-o. E Reveal porque estamos voltando a essa ideia de mostrar a pele, que é uma forma de capturar o verdadeiro eu de alguém”, diz Green. “São essas as pessoas que eu enxergo como muito bonitas”, explicou o fotógrafo sobre o conceito para a edição deste ano.

Green também aparece nas imagens, marcando sua terceira participação no Calendário Pirelli. A consultora criativa Tonne Goodman, ex-editora de moda da Vogue, trabalhou ao lado do fotógrafo para garantir a direção artística da edição, que mistura sensibilidade e modernidade, refletindo uma visão mais inclusiva e diversificada da beleza.

“O mundo mudou muito desde a última vez que a Pirelli teve um calendário realmente sexy. Fiquei animado para explorar como vemos a beleza agora e quem é considerado bonito para o Calendário Pirelli – no estúdio e na praia”, explica Green.

Ele conta também que se inspirou especificamente nas imagens atemporais de lendas da fotografia como Richard Avedon e Herb Ritts. “Eles realmente capturaram a pessoa e criaram belas imagens atemporais”, comenta o fotógrafo. “Essa era uma grande parte do que eu queria alcançar com o meu Calendário: criar algo que as pessoas pudessem ver daqui a 20 ou 30 anos, que não parecesse datado e que, com sorte, fosse referência no futuro.”

Abaixo, confira as fotos da edição 2025 do Calendário Pirelli:

Elodie (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)
Hoyeon (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)
Hunter Schafer (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)
John Boyega (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)
Padma Lakshimi (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)
Vincent Cassel (Foto: Calendário Pirelli/Divulgação)

O que é o Calendário Pirelli?

O Calendário Pirelli foi criado no início dos anos 1960 pela empresa italiana de pneus homônima, fundada em Milão, em 1872, pelo engenheiro Giovanni Battista Pirelli. Ao longo dos anos, a publicação elevou o nível de sensualidade, produção e estética dos tradicionais “calendários de oficina” e passou a ser considerada um dos lançamentos mais excitantes do mundo editorial, exatamente pela forma como reúne os nomes mais quentes da fotografia e da moda.

 

Modelos, atrizes, cantoras e celebridades como Lara Stone, Miranda Kerr, Karlie Kloss, Jennifer Lopez, Penélope Cruz, Adriana Lima, Milla Jovovich e Gisele Bündchen já foram fotografadas para o Pirelli, nas décadas em que a publicação prezava pelo sexy. Por trás das lentes, os maiores nomes da fotografia mundial já trabalharam para o anuário, como Steve McCurry, as duplas Mert Alas & Marcus Piggott e Inez & Vinnodh, Mario Testino, Mario Sorrenti, Patrick Demarchelier e Nick Knight.

Nos últimos anos, o Calendário Pirelli passou a investir em mais diversidade, trazendo imagens de homens, mulheres fora do padrão de magreza e pessoas proeminentes em suas áreas, não só modelos. Uma das principais quebras nesse padrão veio na edição de 2018, quando o fotógrafo surrealista Tim Walker trouxe nomes como Whoopi Goldberg e RuPaul para as páginas do anuário.

Além de todo o rigor estético, outro fator contribui para a mística em torno do calendário e o seu status como artigo de luxo: as cópias limitadas do anuário não são comercializadas, mas sim presenteadas pela empresa a celebridades e alguns de seus principais clientes.

Notícias relacionadas

Marvel e DC: 11 super-heróis dos quadrinhos que são LGBTI+

Maria Eugênia Gonçalves
3 anos atrás

Filmes queer produzidos durante a ditadura são resgatados para exposição

Revista Híbrida
9 meses atrás

“Patricinhas de Beverly Hells”: exposição sobre travestis estreia em SP

Revista Híbrida
2 anos atrás
Sair da versão mobile