Híbrida
CENA

Bangu terá o 1º festival de arte drag na Zona Oeste do Rio

Monique Rayson e Alessandra Salazary são presenças confirmadas na 1ª edição do Festival Drag Zona Oeste (Foto: Divulgação)

Monique Rayson e Alessandra Salazary são presenças confirmadas na 1ª edição do Festival Drag Zona Oeste (Foto: Divulgação)

A cena drag carioca acaba de ganhar uma importante expansão no Rio de Janeiro com a 1ª edição do Festival Drag Zona Oeste, que acontece no próximo dia 13, em Bangu. O evento terá uma feira cultural e, claro, um concurso de drag queens onde as três melhores apresentações vencerão prêmios de R$ 4 mil. O melhor de tudo? A programação é gratuita!

“O evento procura mostrar as drags como artistas (que efetivamente são) inseridos na cultura brasileira, afastando os preconceitos dessa arte que gerou tantos e importantes ícones como Isabelita dos Patins e hoje mantém o espírito transgressor do passado, mas frequentam reality shows com enorme audiência mundial; são cantoras de sucesso, além dos inúmeros concursos por todo o país”, explica Sérgio Abrahão, diretor da ONG Subúrbio Carioca responsável pelo festival.

Ao todo, serão distribuidos mais de R$4 mil em prêmios, divididos entre categorias que serão disputadas por 20 drags, como: Prêmio Super Z.O; Prêmio Mídia, com maior compartilhamento e likes das candidatas no Instagram; Prêmio Torcida, para quem levar a maior torcida no dia do evento; Prêmio Presença Cênica; Prêmio Dublagem, definido pelo júri técnico; Prêmio Figurino, também definido pelo júri técnico; e Prêmio Make, com a melhor caracterização.

Além da premiação, o evento vai contar com ambientação cenográfica; um “Dragdrop”, com as marcas do projeto, onde público e artistas poderão ser fotografados; uma feira gastronômica e de moda com 20 expositores; e intérprete drag de libras no palco, ajudando a promover a inclusividade.

As artistas Stefany Drag, Alessandra Salazary, Monique Rayson, Lisa Williams, Eleonora Dior (cover da cantora Alcione, responsável pelo show de encerramento) e a DJ Yanka Dahrk são nomes confirmados no festival.

“Esses espaços, além das ações não serem serem fortalecidas, ainda sofrem um preconceito muito grande, e em um momento em que essa pauta está se fortalecendo cada vez mais, e sendo um dever dos equipamentos fortalecerem o acesso, não só a quem assiste, mas, também quem produz esses espetáculos, e colocarmos na cena a pauta da diversidade”, afirma Salazary, produtora executiva do projeto e mestra de cerimônia.

A 1ª edição do Festival Drag Zona Oeste acontece dia 13 de abril, na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, localizada na Praça Primeiro de Maio em Bangu, na zona oeste do Rio.

O evento começa a partir das 17h. A entrada é gratuita.

Notícias relacionadas

Podeserdesligado: um teclado do lixo furando a cena techno

Caren Miesenberger
6 anos atrás

Carnaval 2024: Rua do Orguho dá pontapé inicial na folia de SP

Pedro Stephan
10 meses atrás

Carnaval 2023: Roteiro LGBTQIA+ de festas e blocos em SP

João Ker
2 anos atrás
Sair da versão mobile