Firmando-se a cada ano como uma das melhores folias do País, o carnaval 2023 em Belo Horizonte terá uma programação LGBTQIA+ para antes, durante e depois dos dias oficiais de folia, com blocos e festas que vão do pop á eletrônica, sem esquecer as marchinhas e fanfarras tradicionais.
Abaixo, confira os melhores destaques do nosso roteiro.
12/2 – Domingo
Nascido a partir da festa de mesmo nome, o bloco @bsurda se tornou um dos mais tradicionais da comunidade LGBTQIA de Belo Horizonte. Neste ano, o cortejo do trio começa debaixo do viaduto Santa Tereza, às 14h. Para quem quiser curtir um evento fechado, a @absurda também preparou dois eventos nos dias 17 e 18 de fevereiro (sexta e sábado de carnaval) na Casa Sapucaí. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Para os saudosistas dos anos 1990 e 2000, o Backstreet Bloco vai trazer para a praça Doutor Carlos Marques, no bairro Calafate, versões carnavalescas de hits dos principais artistas pop da época, como Backstreet Boys, Spice Girls, *NSync, Britney Spears, Sandy e Júnior, Rouge e Kelly Key. A concentração está marcada para às 13h.
16/2 – Quinta-feira
O Bloco da Bicicletinha acontece desde 2014, reunindo ciclistas pelas ruas de BH. Embora não seja exatamente LGBTQIA, é um bloco sempre aberto para a comunidade, especialmente, é claro, àqueles que gostam de pedalar. Neste ano, ele irá sair da Avenida Artur Bernandes, número 250, até a Avenida Assis Chateaubriand, 781, a partir das 22h.
18/2 – Sábado
O sábado de Carnaval começa agitado com um dos maiores blocos de Belo Horizonte: o Então, Brilha, que em 2023 vai às ruas sob o tema “Sol da Justiça”, com participação especial de Dona Eliza – um dos ícones da Velha Guarda do Samba da capital. A concentração acontece no entorno da Guaicurus, a partir das 5h.
Pouco depois, às 8h, o Ladeira Abaixo se concentra na Rua David Campista, bairro Floresta e, às 9h, é a vez do Tchanzinho Zona Norte na Avenida Antônio Abrahão Caram, São José.
Por volta das 14h, é a vez do bloco Turu Turu trazer as canções de Sandy & Junior, além de outros grandes hits pop dos anos 1990 e 2000, em versões de marchinha. Na praça Doutor Carlos Marques, bairro Calafate.
E para os fãs da Masterplano, a festa preparou um evento aberto na Sapucaí, a partir das 16h. O after acontece no Deputamadre, 22h, com ingressos disponíveis a partir de R$ 30,00.
19/2 – Domingo
O famoso Alô Acabaxi, que agora funciona sob o nome Abalô-caxi, agita a capital com os principais sucessos da Tropicália e da MPB, incluindo trio elétrico e cortejo pelo asfalto. A concentração acontece a partir das 7h, na Avenida Assis Chateaubriand, 74, Floresta.
Às 8h, o Pena de Pavão de Krisha abre alas na Rua Professor Lair Ramusat Renno, 350 no Mangabeiras.
Outros blocos que integram a agenda do dia são o Batiza, na Rua Marechal Deodoro, 200, no Floresta, às 9h e o Angola Janga, na Rua da Bahia, 112.
20/2 – Segunda-feira
Um dos blocos mais divertidos de BH, pelo seu tom satírico à monarquia com pessoas fantasiaram em trajes de época, o Corte Devassa acontece na segunda-feira (20), a partir das 9h, na Rua Sapucaí, 571.
Para quem não abre mão de ouvir os maiores hits de divas como Beyoncé, Lady Gaga e Rihanna, o Garotas Solteiras está desde 2016 servindo como boa opção para a comunidade LGBTQIA, apresentando versões carnavalescas das canções pop e funk. Neste ano, ele acontece na Rua dos Timbiras, 725, bairro Funcionários, às 13h.
Tem também o Bloco da Horny, às 16h, na Rua Sapucaí e a festa Love/Paranoia, na praça Comendador Negrão de Lima, a partir das 15h.
21/2 – Terça-feira
Definido como “bloco de mulheres lésbicas e bissexuais, não-bináries e sapatrans de BH”, o Truck do Desejo volta para as ruas da capital com o tema “Você me abre seus braços e a gente faz um país”, passeando entre o samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton. Às 9h, na Avenida Augusto de Lima, 1.212, Barro Preto.
Em celebração aos seus 10 anos, o Juventude Bronzeada vai sair pela Avenida Assis Chateubriand trazendo os maiores clássicos do axé, incluindo clássicos de Daniela Mercury, Banda Eva e Olodum. A partir das 11h.
O dia se encerra com o Pisa na Fulô, na Rua Z, 120, Dom Joaquim, a partir das 16h30 e a festa Mientras Dutra na Rua Penha, 150, bairro Esplanada.
26/2 – Domingo
Criado em 2018, o Lua de Crixtal é uma homenagem à Rainha dos Baixinhos, assim como a outros artistas da infância dos anos 1980 e 1990, como Trem da Alegria e Balão Mágico. Em 2023, a concentração está marcada para às 10h, na Rua Concelheiro Rocha, bairro Santa Tereza, no dia 26 (domingo).