Há quase 75 anos no mercado, a Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo e responsável pela comercialização da Barbie e dos carrinhos Hot Wheels, anunciou nesta semana o lançamento de uma nova linha de bonecas sem gênero. Batizada “Creatable World” (“Mundo Criativo”, em tradução livre), a iniciativa traz produtos totalmente”livres de etiquetas”, possibilitando que as crianças escolhem desde acessórios, roupas e perucas na personalização dos brinquedos.
Para que a neutralidade do gênero vá além da personalização, a Mattel desenvolveu as bonecas com curvas, seios, cílios, lábios e musculatura mais suavizados do que outros produtos da marca. “Os brinquedos são o reflexo da cultura e, à medida que o mundo continua comemorando o impacto positivo da inclusão, sentimos que era hora de criar uma linha de bonecas sem qualquer rótulo“, explicou Kim Culmone, vice-presidente sênior de design de bonecas da Mattel.
Por enquanto, a novidade só está disponível nos Estados Unidos, onde é comercializada com o preço sugerido de U$29,90. Através do Twitter, a Mattel anunciou o lançamento afirmando que a linha tem como objetivo “manter os rótulos fora e incluir todos”: “No nosso mundo, bonecas são tão livres quanto as crianças que brincam com elas”.
In our world, dolls are as limitless as the kids who play with them. Introducing #CreatableWorld, a doll line designed to keep labels out and invite everyone in. #AllWelcome
Shop now: https://t.co/UyaYXb0BYf pic.twitter.com/k2tnPDCCiM
— MATTEL (@Mattel) September 25, 2019
Ainda não há previsão de venda da “Creatable World” no Brasil.