Revista Híbrida
Música

Gal Costa morre aos 77 anos; veja as homenagens

Gal Costa morre aos 77 anos; veja homenagens [Foto: Julia Rodrigues/Divulgação]

Gal Costa morre aos 77 anos; veja homenagens [Foto: Julia Rodrigues/Divulgação]

Uma das mais importantes vozes da música popular brasileira nos deixou hoje. Gal Costa, nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, sem divulgação da causa da morte.

Gal faria uma apresentação no Primavera Sound São Paulo no último fim de semana, celebrando os 50 anos de lançamento do disco Fa-Tal – Gal a Todo Vapor, um marco de sua discografia e da música brasileira, lançado no auge da ditadura militar. No entanto, o show foi cancelado após uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita da cantora e sua agenda permanecia suspensa até o fim de novembro.

Após a divulgação de sua morte, diversas figuras públicas prestaram homenagens à musa da MPB. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, dizendo que “seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou a vida de milhões de brasileiros”. A primeira dama Janja também se manifestou, postando uma foto com a cantora.

Para o vice Geraldo Alckmin, “Gal Costa fará imensa falta”.

Os colegas da Tropicália Caetano Veloso,  Gilberto Gil e Maria Bethânia também se manifestaram. Em seu Instagram, Bethânia afirmou que hoje o Brasil inteiro chora, como ela, pela perda. “Uma amiga, que mesmo longe, sempre mantive admiração e respeito”, falou.


A ex-presidenta Dilma Rousseff postou em seu Twitter que o cantar de Gal “foi expressão viva da cultura do povo brasileiro e marcou o país profundamente”.

Marisa Monte, que já enviou uma música à Gal espontaneamente, publicou uma foto com a cantora. “Sua voz é eterna dentro de todos nós”, disse.

No Instagram, Lulu Santos, Silva, Rita Lee e Zeca Pagodinho também prestaram homenagens.

 

A atriz Sônia Braga publicou uma foto com a cantora, relembrando as novelas e trilhas sonoras das quais fizeram parte.

Daniela Mercury, que no último ano colaborou com Gal na canção “Quando o Carnaval chegar”, compartilhou seu último encontro com a cantora e escreveu: “como viver sem Gal? Estou partida ao meio. Não sei como me despedir da maior cantora da MPB”.

Teresa Cristina, que esteve em uma live com Gal durante a pandemia, compartilhou um trecho do momento, dizendo que “a Gal era tudo”.

Notícias relacionadas

Taylor Swift sobre LGBTfobia: “Sou cristã. Isso não é o que defendemos”

João Ker
5 anos atrás

CHAMELEO quer mostrar todas as suas cores através do pop brasileiro

João Ker
3 anos atrás

As 50 melhores músicas de artistas LGBT+ em 2023

Revista Híbrida
10 meses atrás
Sair da versão mobile