A Antra, em parceria com a Olhar, lança na próxima sexta-feira, 18, o Cineclube Transviadão, com a exibição gratuita de quatro filmes brasileiros protagonizados por pessoas trans. O título selecionado para abrir a programação é “Alice Júnior”, a comédia adolescente sobre uma youtuber transexual que fez barulho no circuito nacional de premiações.

Estrelado por Anne Mota no papel que dá nome à história, o filme acompanha a adolescente youtuber durante sua chegada em uma nova escola, abordando com leveza e bom humor todas as inseguranças e percalços que a situação gera para qualquer estudante novato e, claro, para uma garota trans. Antes mesmo de estrear em circuito comercial, a produção já levou os prêmios de Melhor Longa Nacional pelo público e de Melhor Interpretação e Menção Honrosa pelo júri no 27º Festival Mix Brasil, além de Melhor Longa no Prêmio Félix e Melhor Filme pelo júri popular do 21º Festival do Rio.

Após a exibição às 19h, rola ainda um debate mediado pela atriz, pedagoga e mestranda em cultura e territorialidades Wescla Vasconcelos, com a presença de Anne Motta, a própria Alice Júnior;  o diretor do longa,  Gil Baroni, e o roteirista, Luiz Bertazzo; além de Marcele Campos, do TransforMaes; e Gustavo Uchôa, técnico em patinação e pai da patinadora mirim Maria Joaquina.

Para assistir ao filme, basta se cadastrar clicando neste link.

E enquanto você está por aqui, já avisamos que os próximos títulos exibidos no cineclube são os documentários “Fabiana”, Brunna Laboissière, em 18 de outubro; “Maria Luiza”, de Marcelo Diaz, em 20 de novembro; e “Meu Corpo É Político”, de Alice Riff, em 11 de dezembro.

Programação do Cineclube Transviadão
Programação do Cineclube Transviadão