O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), revelou publicamente nesta quinta-feira (1º) que é gay, durante participação no programa “Entrevista com Bial”, da Globo. “Nesse Brasil, com pouca integridade neste momento, a gente precisa debater o que se é, para que se fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay. Eu sou gay”, disse, durante um clipe divulgado pelo programa.

“E sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto o [Barack] Obama, nos Estados Unidos, não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, completou.

Eduardo Leite é um dos pré-candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) às eleições presidenciais de 2022. Ele disputa a vaga da legenda com o governador paulista João Doria, o senador Tasso Jereissati e Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus.

Leite é o primeiro governador assumidamente gay do Brasil e apenas o segundo pré-candidato à Presidência. O primeiro foi Herbert Daniel, que lançou sua pré-candidatura pelo Partido Verde em 1989, mas acabou perdendo a vaga da legenda pars Fernando Gabeira, por causa da saúde debilitada pela Aids.