Híbrida
SAÚDE

SP inaugura primeiro Centro de Referência para a População Trans

Centro de Referência para a População de Travestis e Transexuais é inaugurado em SP [Foto: Erika Hilton/Twitter/Reprodução]

Centro de Referência para a População de Travestis e Transexuais é inaugurado em SP [Foto: Erika Hilton/Twitter/Reprodução]

Nesta quarta-feira (11),  a Prefeitura de São Paulo inaugurou o primeiro Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT)  | Janaína Lima – nome dado em homenagem à ativista travesti morta em 2021 que se tornou um símbolo de luta para a comunidade. A deputada federal Erika Hilton (PSOL) esteve presente na inauguração e discursou sobre a importância do espaço como inclusão para a população trans da região.

“Os equipamentos são maravilhosos, com as principais especialidades. Vai fazer a diferença. A gente vê o quanto é importante ter um equipamento mais apropriado para dar um atendimento para as pessoas em todas as áreas”, disse o prefeito Ricardo Nunes no evento.

A unidade contará com profissionais especialistas focado nesse público, tais como endocrinologista, ginecologista, hebiatra, psicólogo, psiquiatra, urologista e fonoaudióloga, além da equipe de enfermagem, assistência social e administrativa. Serão 33 profissionais e 11 consultórios, com capacidade para realizar 1.252 consultas médicas e 516 consultas com equipe multiprofissional por mês.

“A Secretaria Municipal da Saúde conta hoje com um modelo de rede de atenção à saúde integral dessa população inédito no estado e no Brasil. Essa entrega é uma demonstração da preocupação de se criar condições para toda a população da cidade de São Paulo, para toda população ter seu espaço e atendimento”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A tradutora Linnara Rodrigues foi a primeira pessoa a ser acolhida no Centro de Referência Janaína Lima e elogiou o atendimento no espaço. “Acho que todas nós, trans e travestis, precisamos desse atendimento. Esse horário diferenciado é fantástico e facilita muito. Eu trabalho o dia todo e posso vir aqui à noite. E, aqui, no momento que você entra, tem toda a atenção e cuidado necessários”, contou.

O CR POP TT é administrado pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE) e está localizado na rua Jaraguá, 866, região central de São Paulo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Notícias relacionadas

Setembro Amarelo: as particularidades da saúde mental de pessoas LGBTQIA+

Dra. Anlles Viana
3 meses atrás

Varíola dos macacos: OMS pede para “homens que fazem sexo com homens” diminuírem parceiros e contatos sexuais

João Ker
2 anos atrás

OMS declara novo surto de Mpox como “emergência global de saúde”

Livia Muniz
3 meses atrás
Sair da versão mobile