Híbrida
TEATRO

Peça “O Segredo de Brokeback Mountain” entra em cartaz no Brasil

Imagem da peça "O Segredo de Brokeback Mountain", em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea (Foto: Divulgação)

A polêmica peça O Segredo de Brokeback Mountain já, baseada no pioneiro filme de mesmo nome, finalmente chegou ao Brasil e já está em cartaz no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. Em sua primeira passagem pelo país, a produção é dirigida por Moacyr Góes, com adaptação de Ashley Robinson.

A montagem brasileira é protagonizada pelos atores Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira, com as músicas de Dan Gillespie Sells executadas ao vivo, dando uma nova dimensão à já aclamada narrativa.

É uma história sobre amor, intolerância e a complexidade dos sentimentos e desejos humanos. Essas são questões que marcam a trajetória humana. A realidade da diversidade das pessoas e a aceitação do outro como ele é são conquistas a serem efetivadas e realmente vividas em sociedade. Ainda estamos longe disso, já percorremos alguma estrada nesse sentido, mas ainda estamos longe. Neste sentido a peça é, sim, uma reflexão sobre as realidades vividas pela comunidade LGBTQIAPN+”, define o diretor.

Qual a história d’O Segredo de Brokeback Mountain?

O Segredo de Brokeback Mountain foi originalmente publicado pela autora Annie Proulx em 1997, como um conto. A história narra a complexa relação amorosa entre dois cowboys que trabalham juntos no Wyoming durante a década de 1960. A história veio a ganhar notoriedade quase uma década depois, ao ser adaptada para os cinemas.

Lançado em 2005, o filme de Ang Lee trouxe Heath Ledger e Jake Gyllenhaal como os emblemáticos Ennis Del Mar e Jack Twist, em uma trama cheia de sensibilidade sobre os desejos de dois homens inseridos numa sociedade permeada pela heterossexualidade compulsória. Elogiado, o longa-metragem venceu três prêmios Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

"O Segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee [Foto: Divulgação]
“O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee [Foto: Divulgação]
Mais tarde, a obra acabou inspirando o curta de Pedro Almodóvar, Estranha Forma de Vida (2023), estrelado por Pedro Pascal e Ethan Hawke. De acordo com o cineasta espanhol, seu faroeste é uma resposta à versão de Lee. “Tinha mais a ver com uma pergunta feita naquele filme sobre o que dois homens fariam juntos em um rancho”, comentou.

Na versão brasileira da peça, “as cenas serão tratadas como expressão do comportamento apaixonado e erótico dos personagens”, segundo o diretor.

“Nada será criado para encobrir algo ou, por outro lado, para ser uma exploração da nudez dos atores. Espero que o público se comova tanto como todos nós, que nos emocionamos diariamente nos ensaios. Pode ser uma peça importante para muita gente, espero”, explica Góes.

O Segredo de Brokeback Mountain está em cartaz no Teatro das Artes, localizado no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 60,00 (meia) e $120,00 (inteira) + taxas no Divertix.

Confira o cartaz da montagem abaixo:

Cartaz da peça “O Segredo de Brokeback Mountain” (Foto: Divulgação)

Notícias relacionadas

“Autoficção” biográfica de Jorge Laffond, a Vera Verão, estreia em SP

João Ker
2 anos atrás

‘Sinhá Não Dorme’ aborda racismo e lesbofobia com sessão virtual no fim de semana

Maria Eugênia Gonçalves
4 anos atrás

Verónica Valenttino é a 1ª atriz trans a vencer o Prêmio Shell de Teatro

Revista Híbrida
2 anos atrás
Sair da versão mobile