A polêmica peça O Segredo de Brokeback Mountain já, baseada no pioneiro filme de mesmo nome, finalmente chegou ao Brasil e já está em cartaz no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. Em sua primeira passagem pelo país, a produção é dirigida por Moacyr Góes, com adaptação de Ashley Robinson.
A montagem brasileira é protagonizada pelos atores Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira, com as músicas de Dan Gillespie Sells executadas ao vivo, dando uma nova dimensão à já aclamada narrativa.
“É uma história sobre amor, intolerância e a complexidade dos sentimentos e desejos humanos. Essas são questões que marcam a trajetória humana. A realidade da diversidade das pessoas e a aceitação do outro como ele é são conquistas a serem efetivadas e realmente vividas em sociedade. Ainda estamos longe disso, já percorremos alguma estrada nesse sentido, mas ainda estamos longe. Neste sentido a peça é, sim, uma reflexão sobre as realidades vividas pela comunidade LGBTQIAPN+”, define o diretor.
Qual a história d’O Segredo de Brokeback Mountain?
O Segredo de Brokeback Mountain foi originalmente publicado pela autora Annie Proulx em 1997, como um conto. A história narra a complexa relação amorosa entre dois cowboys que trabalham juntos no Wyoming durante a década de 1960. A história veio a ganhar notoriedade quase uma década depois, ao ser adaptada para os cinemas.
Lançado em 2005, o filme de Ang Lee trouxe Heath Ledger e Jake Gyllenhaal como os emblemáticos Ennis Del Mar e Jack Twist, em uma trama cheia de sensibilidade sobre os desejos de dois homens inseridos numa sociedade permeada pela heterossexualidade compulsória. Elogiado, o longa-metragem venceu três prêmios Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.
Mais tarde, a obra acabou inspirando o curta de Pedro Almodóvar, Estranha Forma de Vida (2023), estrelado por Pedro Pascal e Ethan Hawke. De acordo com o cineasta espanhol, seu faroeste é uma resposta à versão de Lee. “Tinha mais a ver com uma pergunta feita naquele filme sobre o que dois homens fariam juntos em um rancho”, comentou.
Na versão brasileira da peça, “as cenas serão tratadas como expressão do comportamento apaixonado e erótico dos personagens”, segundo o diretor.
“Nada será criado para encobrir algo ou, por outro lado, para ser uma exploração da nudez dos atores. Espero que o público se comova tanto como todos nós, que nos emocionamos diariamente nos ensaios. Pode ser uma peça importante para muita gente, espero”, explica Góes.
O Segredo de Brokeback Mountain está em cartaz no Teatro das Artes, localizado no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 60,00 (meia) e $120,00 (inteira) + taxas no Divertix.
Confira o cartaz da montagem abaixo: