Ícone da cultura pop e uma das personalidades LGBTQIA+ mais célebres do mundo, RuPaul Charles vai lançar um novo livro de memórias que promete revelar os altos e baixos de sua trajetória, dentro e fora do showbusiness. The House of Hidden Meanings (ainda sem título oficial em português, mas algo como “A Casa de Significados Ocultos”, em tradução livre) será lançado no ano que vem, com edição em português traduzida pela editora Intrínseca.
“Estou tão empolgado e ansioso ao mesmo tempo, porque eu realmente revelo muito de mim mesmo. Sabe, esse mundo atualmente parece tão hostil e um local tão assustador para ser vulnerável. Mas eu consegui. Então fiquem preparados”, contou MamaRu ao anunciar a obra em suas redes sociais.
Dos primeiros anos como um garoto negro e queer em San Diego, lidando com as complexidades de sua família, à construção de uma identidade própria nas cenas punk e drag de Atlanta e de Nova York, até encontrar um amor duradouro de quase 30 anos com seu marido, Georges LeBar, RuPaul escava no livro sua própria história de vida, descobrindo novas verdades e revelações.
O multiartista despontou na mídia durante a decáda de 1990, a partir da gravação do hit “Supermodel (You Better Work)” e de participações na televisão, incluindo o seu próprio programa de variedades The RuPaul Show – que ao longo de seus 100 episódios contou com a presença de nomes como Cher, Diana Ross, Mary J. Blige e até mesmo da banda de grunge Nirvana.
Anos mais tarde, como responsável pela criação da franquia RuPaul’s Drag Race – atualmente já presente em mais de 15 países, inclusive com sua primeira temporada recém-estreada no Brasil – e outros reality shows de competição, RuPaul ganhou a alcunha de “drag queen mais famosa do mundo” e se tornou a primeira personalidade negra a vencer 12 prêmios Emmy.
Este não é o primeiro livro assinado por RuPaul. Em 1995, ele lançou a autobiografia Lettin’ It All Hang Out (ainda sem edição brasileira), seguido por Workin’ It! RuPaul’s Guide to Life, Liberty, and the Pursuit of Style (2010) e GuRu (2018). No entanto, The House of Hidden Meanings promete entrar em detalhes não vistos antes, fugindo da abordagem de autoajuda presente em seus registros anteriores.
De acordo com a editora, a obra é “um manual para a vida, uma filosofia pessoal que atesta o valor da família que escolhemos para nós mesmos, a importância de celebrar o que nos torna únicos e o poder transformador de enfrentar a si mesmo sem medo”.
À Vogue dos Estados Unidos, RuPaul já adiantou alguns detalhes da obra e ainda contou qual o seu objetivo com o novo livro: “Eu queria mostrar como você pode não apenas navegar pela vida neste planeta, mas também criar algo que não seja apenas para você – algo que seja aventureiro, altruísta e explore as possibilidades”, disse.
Confira a capa da edição original de The House of Hidden Meanings abaixo, com a foto de um jovem RuPaul. A data exata de lançamento no Brasil ainda não foi revelada.
LEIA TAMBÉM:
- Guia do Streaming 2023: as melhores séries LGBTQIA+ para assistir online
- Elliot Page desabafa sobre romances, assédio e transição de gênero
- Livro de Janelle Monáe será lançado na Bienal do Rio
- “Amor, e eu com isso?” reúne poemas sobre tesão e afeto na pandemia
- Tobias Carvalho: “Relações são o maior desafio de todo mundo, a vida toda”