Revista Híbrida
Brasil

Brasil teve mais de 134 mil denúncias de homofobia online nos últimos 12 anos

Brasil teve mais de 134 mil casos de homofobia online nos últimos 12 anos

Brasil teve mais de 134 mil casos de homofobia online nos últimos 12 anos

As denúncias de homofobia online totalizaram 134.832 casos nos últimos 12 anos, como mostra série histórica divulgada nesta semana pela SaferNet, que coletou dados entre 2006 e 2017. O levantamento feito pela ONG que promove direitos humanos na internet ainda mostra que, no mesmo período, 30.950 páginas foram denunciadas por conterem discurso discriminatório contra LGBTs e 3.818 foram derrubadas pelo mesmo motivo.

Apenas em 2017, a remoção de páginas com conteúdo homofóbico chegou a 104 casos, ultrapassando outros crimes discriminitários como a xenofobia, o neonazismo e a intolerância religiosa, e ficando atrás apenas do racismo e da apologia e incitação aos crimes contra a vida. O ano com maior número de denúncias recebidas foi 2010, quando o aumento de discursos de ódio contra LGBTs chegou a crescer 88%, totalizando 24.267 registros. Confira no gráfico abaixo:

Total de páginas denunciadas entre 2006 e 2017 por discursos de ódio homofóbico no Brasil (Foto: Reprodução | SaferNet)

Juliana Cunha, Diretora da SaferNet, explica à Híbrida que para medir a mudança efetiva desse quadro é preciso atentar principalmente para o número de páginas. Ela aponta que, apesar de ter havido uma queda nesse índice desde 2015, isso não significa necessariamente uma diminuição dos crimes: “Uma hipótese é que há uma banalização desse discurso na internet. De modo geral, as pessoas denunciavam e percebiam isso como violação antes. Hoje, nós notamos que alguns usuários curtem e compartilham esse conteúdo, que é muitas vezes usado como plataforma política. Isso acaba impactando a percepção das pessoas sobre o que é discurso de ódio ou não”.

No total cumulativo da série, a SaferNet recebeu 2.061.141 denúncias na hotline. Dessas, 69% foram feitas por mulheres, enquanto o discurso que aparece com maior incidência ao longo dos 12 anos é a apologia e incitação a crimes contra a vida. Ao mesmo tempo, o racismo foi o que registrou maior aumento de remoções na série, sendo responsável por 28% dos casos totais, como mostra o gráfico abaixo:

Aumento na remoção de páginas online por discursos de ódio contra população negra (Foto: Reprodução | SaferNet)

A SaferNet ainda explica que os discursos de ódio são caracterizados como manifestações que atacam grupos sociais baseadas em raça, etnia, gênero, orientação sexual, religiosa ou origem nacional: “Em geral, as definições são aplicadas a casos concretos e levam em conta várias camadas de regras, como tratados internacionais, a Constituição brasileira, leis nacionais e os termos de uso das plataformas (como Google, Facebook e Twitter)”.

Se você já foi vítima de algum discurso de ódio na internet, denuncie aqui.

Notícias relacionadas

Karol Eller é exonerada após participar de ato golpista em Brasília

João Ker
1 ano atrás

Travesti açoitada no Rio Grande do Norte já foi acolhida e passa bem

João Ker
4 anos atrás

Professor é denunciado por dizer que Parada LGBT “cheira a Aids”

João Ker
5 anos atrás
Sair da versão mobile