Os Jogos LGBTQIAPN+ de São Paulo estão de volta para sua 3ª edição, que começa neste fim de semana, em uma das competições mais inclusivas da capital paulista. A cerimônia de abertura acontece neste sábado (30), às 9h, no Ginásio Mané Garrincha, em Moema, zona sul da capital paulista.
Ao todo, serão cinco modalidades: futsal, vôlei de praia, handebol, futebol de 7 e vôlei. No primeiro fim de semana, serão disputados os torneios de futsal e vôlei de praia. Já nos dias 7 e 8 de outubro, haverá as competições de futebol de 7 e handebol. A disputa do vôlei será dividida entre os dias 22 e 23 de outubro, e dias 27 e 28 do mesmo mês.
LEIA TAMBÉM:
- Futebol brasileiro registra aumento de 76% nos casos de LGBTfobia
- Mulheres trans não têm vantagem nos esportes, aponta relatório
- “Patricinhas de Beverly Hells”: exposição sobre travestis estreia em SP
A 3ª edição dos Jogos LGBTQIAPN+ é uma parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEME), com a Associação Desportiva Centro Olímpico (ADECO). Estão inscritos mais de 1500 atletas em 110 times, um aumento de 36% em relação à última edição.
O objetivo dos jogos é promover a inclusão, a integração social, o respeito à igualdade de direitos e a convivência com a diversidade de gênero, além de conscientizar sobre a importância do esporte para a saúde física e mental.
Os organizadores também esperam fomentar cada vez mais a criação de equipes e coletivos que inspirem mais pessoas da comunidade a se integrarem no esporte.
A entrada do público é totalmente gratuita nos locais dos Jogos LGBTQIAPN+. Confira abaixo o calendário oficial com as datas e locais de todas as partidas.