Finalmente veio aí! O aguardado show de Madonna no Brasil foi anunciado nesta quarta-feira (21). A Rainha do Pop desembarca no Rio de Janeiro, onde fará a última parada com a …The Celebration Tour. A apresentação será na Praia de Copacabana, no dia 4 de maio, a partir das 21h45 e com entrada gratuita e abertura de Bob The Drag Queen.
O show de Madonna no Rio de Janeiro terá como principal patrocinador o Itaú. Ainda no início do ano, a artista estrelou uma megacampanha para celebrar o aniversário de 100 anos do banco, que publicou nas suas redes sociais o vídeo com a confirmação do evento.
É oficial. Ela vem. Em breve, novidades para clientes Itaú. pic.twitter.com/XVnIPE6Wbv
— Itaú (@itau) March 21, 2024
“O evento será o maior show da artista até agora, um concerto inesquecível em um dos cenários mais bonitos do mundo. Essa apresentação é um agradecimento aos fãs por celebrarem mais de quatro décadas de sua música ao longo dessa épica turnê global. Essa será a maior pista de dança do mundo”, diz o comunicado oficial do banco. Para saber mais informações, o Itaú disponibilizou um site oficial do Madonna In Rio (clique aqui).
Luiz Oscar Niemeyer, um dos produtores responsáveis pelo evento através da Bonus Track, a mesma empresa por trás MITA Festival, comenta os desafios para o show: “A confirmação desse show é um grande presente para todos os fãs de Madonna. Será realmente um momento único, com uma das mais bem sucedidas turnês musicais esperada por diversos países, e a artista escolheu exatamente o Rio de Janeiro para esse grande final”.
“Muito mais do que um show, vamos mostrar para o mundo o impacto desse grande evento, aberto ao público, realizado na Praia de Copacabana, cenário que domina o imaginário global como exemplo de beleza natural. Além disso, é importante frisarmos aqui os inúmeros impactos positivos desse evento para a cidade e para o Estado, com o incremento do Turismo e da Economia”, avalia.
O show de Madonna na Praia de Copacabana terá transmissão ao vivo no Multishow e na TV Globo. O Globoplay trará o show para os logados free no simulcasting da TV Globo, e no Multishow para os assinantes do Globoplay + Canais.
Essa será a única apresentação de Madonna na América Latina durante toda a turnê. São esperadas mais de 2 milhões de pessoas na orla, e por isso o esquema de segurança será similar ao que é feito no Réveillon, com revistas nos acessos à Avenida Atlântica, reconhecimento facial, drones e policiamento ostensivo.
A estrutura do show reforça o evento histórico: o palco montado em Copacabana terá o dobro do tamanho do usado na turnê, com 812 metros quadrados e três passarelas que serão utilizadas pela cantora ao longo da apresentação. O piso estará a 2,40m do chão, facilitando a visão do público.
A The Celebration Tour in Rio é uma produção da Bonus Track em parceria com a Live Nation. O palco terá uma versão ainda maior do que é usado nos demais shows da turnê, e serão espalhadas 16 torres de áudio e vídeo por toda a praia. O evento é apresentado pelo Itaú, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Heineken. Apoio da Deezer.
Expectativa por Madonna
A expectativa começou a tomar forma ainda em novembro, quando a própria artista se apresentava na Alemanha e avistou na plateia fãs com a bandeira do Brasil: “Quantos brasileiros temos na casa? Levantem as mãos e balancem! Eu estarei lá eventualmente, beleza?”.
Em janeiro deste ano, o produtor William Orbit, um dos principais responsáveis pela sonoridade do disco Ray Of Light (1998), disse no Instagram que tinha vontade de voltar ao estúdio com a Rainha do Pop, mas que “com o show no Brasil consolidado, isso parece improvável”.
Os boatos começaram a tomar forma há duas semanas, quando o jornal O Globo anunciou a apresentação como uma certeza e confirmou que as negociações entre Madonna, o Itaú e a Prefeitura do Rio de Janeiro tinham começado ainda no ano passado.
Nesta quarta-feira (20), um novo sinal de que a Rainha do Pop desembarcaria por aqui foi dado quando um avião sobrevoou a orla do Rio de Janeiro com uma faixa “Brazil, I’m coming”, o que segundo o G1 seria uma ação promocional de que a artista está a caminho.
Sinais, fortes sinais!https://t.co/1ZBZXIL3uU
— Rafa Arena (@rafaelarena_) March 20, 2024
No mesmo dia, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou a negociação para trazê-la ao Brasil durante entrevista ao programa de Roberto D’Ávila, na GloboNews, deixando no ar se ela viria ou não e se um anúncio estava iminente.
Como será o show de Madonna no Brasil?
A apresentação deve seguir o formato da sua turnê mais recente, …The Celebration Tour, e será uma forma de celebrar a carreira da artista e o aniversário de 100 anos do Itaú, para o qual ela gravou um comercial divulgado mais cedo este ano.
Apenas o último Réveillon na Praia de Copacabana reuniu 3 milhões de pessoas, enquanto o recorde de público da Rainha do Pop foi em Paris, em 1987, quando ela cantou para 130 mil pessoas.
A primeira passagem da artista pelo país foi em 1993, com a turnê The Girlie Show, quando se apresentou para 120 mil pessoas no Maracanã, um dos maiores públicos de sua carreira.
Depois disso, ela voltou em 2008, com a Sticky and Sweet; e em 2012, com a MDNA, sua última apresentação em terras brasileiras.
Ver a Rainha do Pop na Praia de Copacabana é um sonho desde 2009, quando o prefeito Eduardo Paes e o então governador Sérgio Cabral anunciaram que a diva seria a atração principal do Réveillon na virada de 2010 para 2011.
Quase 15 anos se passaram, Paes saiu e voltou da Prefeitura, Cabral foi preso e condenado a mais de 400 anos de prisão, e o Ano Novo com a artista nunca aconteceu. Agora, o sonho finalmente vai se tornar realidade.
Como a Híbrida mostrou aqui, a turnê atual é, como o nome indica, uma grande celebração da carreira da artista. Além dos hits, a Rainha do Pop também enaltece o seu histórico de luta pela comunidade LGBTQIA+, com referências à epidemia do HIV e à cultura ballroom que ajudou a popularizar.
Qual a setlist do show da Madonna no Brasil?
Se mantiver o mesmo formato de shows anteriores da …The Celebration Tour, a apresentação na Praia de Copacabana deve seguir a setlist abaixo:
It’s a Celebration
- Nothing Really Matters
- Everybody
- Into the Groove
- Burning Up
- Open Your Heart
- Holiday
The Storm
- Live to Tell
The Ritual
- Like a Prayer
Living for Love
- Erotica
- Justify My Love
- Hung Up
- Bad Girl
Ballroom
- Vogue
- Human Nature
- Crazy for You
The Beast Within
- Die Another Day
- Don’t Tell Me
- Mother and Father
- I Will Survive (Gloria Gaynor cover)
- Express Yourself
- La Isla Bonita
- Don’t Cry for Me Argentina (Andrew Lloyd Webber cover)
Madonna
- Bedtime Story
- Ray of Light
- Rain
Billie Jean / Like a Virgin
- Bitch I’m Madonna
- Celebration
Serviço
The Celebration Tour in Rio
Data: 4 de maio, sábado
Início do show: 21h45
Local: Praia de Copacabana