Revista Híbrida
Política

Governo Lula: Duda Salabert entra para equipe de transição

Deputada federal mais votada de Minas, Duda Salabert (PDT) é primeiro nome trans anunciado na equipe de transição do governo Lula (Foto: Divulgação)

Deputada federal mais votada de Minas, Duda Salabert (PDT) é primeiro nome trans anunciado na equipe de transição do governo Lula (Foto: Divulgação)

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou na terça-feira (22) os parlamentares que vão compor os Grupos Técnicos do Gabinete de Transição do governo Lula para acompanhar temas em tramitação no legislativo. Dentre os nomes selecionados, a deputada federal Duda Salabert (PDT), a mais votada de Minas Gerais nas eleições 2022, integra a equipe de Direitos Humanos e se torna a primeira transexual anunciada pela administração do petista.

Além de Duda, a deputada federal Rejane Dias (PT), do Piauí, também integra o grupo de parlamentares que irá avaliar as propostas de Direitos Humanos no legislativo.

Na última semana, a equipe de transição já havia anunciado outros nomes do próprio Partido dos Trabalhadores que também serão responsáveis pelo tema. São eles o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP); o economista Luiz Alberto Melchert; a secretária Janaína Barbosa de Oliveira, ativista que representa o movimento LGBTI+; a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS); a socióloga Maria Victoria Benevides; o advogado Silvio Almeida; e Rubens Linhares Mendonça Lopes, o Rubinho, coordenador nacional do Setorial de Pessoas Com Deficiência do PT.

A equipe de Direitos Humanos ainda terá um subgrupo dedicado à Infância e será formado pelo advogado Ariel de Castro Alves, a psicóloga Maria Luiza Moura Oliveira, o teólogo Welington Pereira da Silva e Isabela Henriques, advogada e presidenta da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-SP.

Antes do anúncio, o PT havia recebido críticas pela falta de pessoas transexuais nas equipes de transição, pelo baixo quórum de outros membros da comunidade LGBTI+ e a discrepância entre o número de homens e mulheres nos grupos.

Em suas redes sociais, Duda disse que se sente honrada com o convite: “Levaremos nossos anseios pelas justiças social, ambiental e climática, reconhecendo a urgência de retirarmos o Brasil do mapa da fome”, escreveu.

Logo após o resultado do primeiro turno das eleições 2022, Duda Salabert conversou com a Híbrida e disse que seu mandato traria “questões estruturais” como moradia, educação e emprego, “uma tríade que faz parte da vida de pessoas transexuais”.

“Nossa principal bandeira é a luta ambiental. Estamos no contexto de crise climática e somos a última geração capaz de frear isso, então nosso mandato é climático”, disse Duda, que também declarou os direitos humanos como um “pilar” das suas propostas. “Vamos propor estímulos fiscais para pessoas que contratarem quem está em vulnerabilidade social, o que inclui mulheres travestis e transexuais na vulnerabilidade.”

Outra proposta é enrijecer a legislação que proíbe as terapias de conversão, conhecidas como “cura gay“, no Brasil. “Vimos um avanço de grupos religiosos que estão desenvolvendo em comunidades terapêuticas essa bandeira”, disse.

Confira abaixo todos os parlamentares anunciados para o gabinete de transição do governo Lula:

AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME

CENTRO DE GOVERNO

CIDADES

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

COMUNICAÇÕES

CULTURA

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

DIREITOS HUMANOS

EDUCAÇÃO

ESPORTE

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

INFRAESTRUTURA

JUSTIÇA E SEUGRANÇA PÚBLICA

JUVENTUDE

MEIO AMBIENTE

MINAS E ENERGIA

MULHERES

PESCA

PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

PREVIDÊNCIA SOCIAL

RELAÇÕES EXTERIORES

SAÚDE

TRABALHO

TRANSPARÊNCIA, INTEGRIDADE E CONTROLE

TURISMO

Notícias relacionadas

Justiça de SP determina quebra de sigilo de 49 perfis acusados de ameaçar Erika Hilton

Maria Eugênia Gonçalves
3 anos atrás

Symmy Larrat: “Um crime foi cometido e não vamos esquecer”

João Ker
8 meses atrás

Lula Lá: Pabllo Vittar e Duda Beat regravam jingle da campanha

Revista Híbrida
2 anos atrás
Sair da versão mobile