Revista Híbrida

ROTEIRO LGBTQ DO CARNAVAL 2020 EM BRASÍLIA

BLOCOS LGBTQ CARNAVAL BRASILIA

BLOCOS LGBTQ CARNAVAL BRASILIA

ROTEIRO LGBTQ DO CARNAVAL 2020 EM BRASÍLIA

POR JOÃO KER

Mostrando que, quando quer, a política e o carnaval andam de mãos dadas pra lotar as ruas com uma manifestação cultural democrática, plural e legítima, Brasília terá a primeira edição do Carnaval de Todas as Cores, espécie de festival de blocos voltados ao público LGBTQ com mais de 21 atrações espalhadas pelos cinco dias do feriado.

A programação completa inclui opções que vão da celebração da cultura drag ao empoderamentos de mulheres LesBi passando até a adoração por Lady Gaga e várias estreias promissoras na cena brasiliense. Apoiado pela Associação Artística Mapati com apoio do IMAC, da Sala Produções e da campanha Folia Com Respeito, o projeto só foi possível graças à ajuda de uma emenda parlamentar de R$ 435 mil cedida pelo deputado distrital Fábio Félix (PSOL).

Em 2018, logo após ter se elegido na mesma votação que colocou Jair Bolsonaro na Presidência, Félix falou com a Híbrida que seu mandato seria “um espaço que luta pelos direitos humanos, com atenção especial às questões da população LGBT”. Ao empregar profissionais LGBTQs e dar visibilidade a uma cultura que historicamente precisa lutar para se manter de pé com migalhas, é difícil não ver que ele tem se esforçado pra isso.

E, bom, como raramente temos esse nível de atenção destinada à comunidade LGBTQ durante o carnaval (um dos principais motivos para estarmos em nossa 3ª edição especial dedicada ao tema), a Híbrida vai pular dessa vez o crivo habitual que faz nas programações.

Abaixo, jogamos na roda todas as atrações confirmadas para a folia em Brasília, enquanto aplaudimos a iniciativa e inteligência de reconhecer não só uma oportunidade econômica, mas também uma demanda social e cultural desse público.

CARNAVAL, sex (21/2) 

Bloco do Prazer: Praça dos Prazeres (201 Norte), de 18h às 23h
O bloco se inspira na alegria da música brasileira em uma mistura rítmica democrática e revolucionária. Quem puxa o desfile é a DJ e artista performática Karla Testa e a DJ e designer Mica Brega. Em 2020, segue sua tradição de convidar artistas que estão fervendo no cenário musical brasiliense.

Bloco das Gloriosas: Esplanada

Bloco Vai Ter Auê: Setor Carnavalesco Sul (SCS)

CARNAVAL, sáb (22/2) 

Bloco Elas que Lutem: Setor Carnavalesco Sul, 16h
Um bloco de Carnaval feito de brilho, com a missão em promover conexões entre diversão e consciência. Um espaço para compartilhar leveza, acolhimento, respeito, confiança e sustentabilidade. Elas que Lutem é seguro e acolhedor, livre de LGBTQIfobia, racismo, gordofobia, capacitismo ou elitismo.

Bloco LIMBO: Setor Comercial Sul, Quadra 5
Limbo é um coletivo de produção multimídia, que fricciona cultura e entretenimento. Suas produções apresentam música, performance vanguardista, instalação artística e cenografia. Há três anos as intervenções são realizadas de forma independente e de maneira espontânea e coletiva. Ouça apresentações musicais para transmissão na web

LGBTS Folia: Feira Permanente da Cidade Ocidental, às 15h
O irreverente e animado bloco da diversidade, o LGBTS Folia nasceu para colorir a maior festa popular do DF. Atrações surpresa e DJs da cidade irão comandar a festa.

REBU – O Bloco Sapatão:  Estacionamento 4 do Parque da Cidade, às 15h
O Bloco mais sapaTÔMICO toma as ruas da cidade pelo segundo ano consecutivo e com novidade – a Banda REBU. Além de DJs e muito velcro, tem aquele rebuceteio, porque no universo da brejolândia – rebu é sagrado. O convite é pra chamar as “crush” tudo e os lemas são: Folia sempre com respeito e Não é não.

Triângulo das Brejeiras: Estacionamento 4, do Parque da Cidade, de 9h às 15h
Mais uma estreia no carnaval de Brasília, o bloco feminista Triangulo das Brejeiras aposta em programação descontraída e com pegada jovem. Realizada pelo coletivo de mulheres TinderBeer, o bloco quer marcar historia no carnaval da cidade com muita cor, diversão e irreverencia.

Vou Embora com Circo: Setor Carnavalesco Sul, 9h
Plural, inclusivo, circense, diurno, performático e malabarístico, o bloco é conduzido por artistas e acolhe as famílias LGBTQIA+. Diurno, a folia ocupa a rua com performances circenses apresentadas nos semáforos, lonas e palcos abertos.

As Leis de Gaga: Setor Carnavalesco Sul

Leds Go Gay: Setor Carnavalesco Sul

CARNAVAL, dom (23/2) 

Vai Virado Viado: Setor Comercial Sul, de 5h às 12h
Autointitulado como o “primeiro bloco after de Brasília” – surgiu em 2019 para reconhecer o crescimento e o potencial da cena eletrônica underground na capital federal. Com inspiração no Carnaval de São Paulo e do Rio, onde tradicionalmente a folia alternativa nunca dorme, a ideia do VVV é oferecer uma opção segura e conceitual para quem quer estender a festa até mais tarde. Além disso, tem como objetivo dar protagonismo para a comunidade LGBT, homenageando-a tanto por sua contribuição à cultura carnavalesca do Brasil como à cultura clubber do techno, house, electro e suas vertentes.

Montadas – O Bloco da Diversidade (com Pepita): Setor Bancário Norte
M-O-N-T-A-Ç-Ã-O é construir, unir partes, ora iguais, ora diferentes e é isso que propõe o Distrito Drag, coletivo que organiza o bloco. Não importa cor, sexo, aparência, religião, todes são bem-vindes a construir o bloco que reúne as diversidades de Brasília. O bloco é espaço para ser Drag pela primeira vez e para quem já arrasa na montação com cores, plumas, perucas, cílios e muita maquiagem.

Bloco do Delírio: Setor Carnavalesco Sul

CARNAVAL, seg (24/2) 

Bloco Vai, que Cola: Praça dos Prazeres (201 Norte), às 14h44
Nasceu em 2019 com o intuito de abarcar a diversidade afetiva e corporal de linguagens artísticas e culturais do DF. Idealizado e produzido por duas lésbicas gordas, o bloco, leva a visibilidade sapatão para as vias carnavalescas do cerrado. Preza pelo surgimento de um ambiente de diversidade musical e partilha consenso, afetos e rechaça o racismo, LGBTQIA+ Fobia e gordofobia.

Rainhas do Babado: Praça dos Prazeres (201 Norte)

Sereias Tropicanas: Setor Carnavalesco Sul

Bloco das Barbadas: Setor Carnavalesco Sul

Bloco da Preta: Esplanada

CARNAVAL, ter (25/2) 

LGBTS Folia: Praça do Cine Itapuã, às 15h
O irreverente e animado bloco da diversidade, o LGBTS Folia nasceu para colorir a maior festa popular do DF. Atrações surpresa e DJs da cidade irão comandar a festa.

Bloco das Caminhoneiras: Estacionamento 4, do Parque da Cidade
A comunidade de lésbicas ganha mais bloco. Satirizando um termo atribuído a mulheres lésbicas, o bloco das Caminhoneiras realizara estreia com programação toda composta por mulheres lésbicas e bissexuais e promete além das tradicionais marchinhas (não-sexistas), um mix musical que vai do pop, rock ao funk e axé.

Gregos & Goianos: Estacionamento 4, do Parque da Cidade

Bloco Pop Up Drag: Setor Carnavalesco Sul

JOÃO KER

Mineiro de nascença e carioca de alma, João é formado em jornalismo pela UFRJ e já trabalhou para veículos como The Intercept, Canal Futura, Jornal do Brasil, Sony e Yahoo antes de realizar seu sonho com a Híbrida. Hoje, se divide entre a rotina de repórter no Estadão e a revista.

Facebook Instagram | Twitter

Sair da versão mobile