Na última semana, a personagem Velma Dinkley finalmente foi retratada como lésbica no desenho Trick or Treat Scooby-Doo! [“Scooby-Doo! Doces ou Travessuras”], após décadas de especulação. Em uma cena que viralizou nas redes sociais, a integrante do Mystery Inc. demonstra estar visivelmente atraída pela estilista Coco Diablo, a ponto de corar com a paixão à primeira vista.
A confirmação da personagem como lésbica rendeu ainda uma página interativa no Google, subindo animações de bandeirinhas do movimento LGBTI+ e do orgulho lésbico quando o usuário faz a busca pelos termos “Velma” e “Velma Dinkley”.
Para celebrar a identidade há muito aguardada e pedida de Velma, separamos abaixo outros personagens tidos como não-heterossexuais nos desenhos animados – seja de forma explícita ou canônica. E veja também nossa seleção de 11 super-heróis dos quadrinhos que são LGBTI+.
VELMA DINKLEY (“SCOOBY-DOO”)
A intelectual do Mystery Inc. finalmente foi retratada como lésbica na nova produção da saga Scooby-Doo, Trick or Treat Scooby-Doo! [Scooby-Doo! Doces ou Travessuras, em tradução livre]. Os boatos a respeito da sexualidade de Velma existem desde a estreia do desenho, em 1969, e sua sexualidade já havia sido confirmada pelo roteirista dos filmes live-action, James Gunn, e pelo produtor Tony Cervone. Porém, esta é a primeira vez em que a personagem aparece romanticamente interessada por uma mulher: a estilista Coco Diablo.
BOB ESPONJA (“BOB ESPONJA”)
Após duas décadas de rumores e especulações, a Nickelodeon, emissora responsável pela criação e exibição de Bob Esponja, confirmou que o personagem é LGBTI+. O anúncio foi feito no Mês do Orgulho em 2020, com uma publicação no Instagram do canal de televisão. “Celebrando o Orgulho com a comunidade LGBTQ+ e seus aliados neste mês e em todos os meses”, escreveram.
MR. SIMMONS (“EI ARNOLD!”)
Durante a divulgação do filme Ei Arnold! Na Selva, Craig Bartlett, criador do desenho, confirmou a teoria dos fãs de que Mr. Simmons namorava o personagem Peter, que apareceu no episódio de Ação de Graças como amigo do professor. “Muito do público assumiu que ele era gay. Então, adivinhem? Peter é o parceiro do Mr. Simmons”, disse. Posteriormente, em publicação no Instagram, Bartlett desejou um Feliz Mês do Orgulho ao personagem, com uma foto de Simmons trajando o arco-íris na camisa.
ARLEQUINA E HERA VENENOSA (“HARLEY QUINN“)
Duas das antagonistas mais adoradas no universo das HQs, Arlequina e Hera Veneosa se beijaram no sétimo episódio da segunda temporada da série animada Harley Quinn. A atriz Margot Robbie, que interpretou a personagem em Aves de Rapina e na franquia Esquadrão Suicida, já revelou que gostaria de ver a bissexualidade de Harley Quinn abordada no universo cinematográfico da DC. “Eu adoraria ver a Hera Venenosa no universo, porque o relacionamento entre Harley e Hera é um dos meus aspectos favoritos dos quadrinhos”, disse.
MARCELINE E PRINCESA JUJUBA (“HORA DA AVENTURA”)
No último episódio de Hora da Ventura, do Cartoon Network, Marceline e a Princesa Jujuba se beijam, celebrando a vitória da batalha contra o inimigo Glob. Ao longo da série, o relacionamento entre as duas se desenvolveu de duas garotas que se estranhavam para amigas e, então, oficialmente como um casal. Quatro anos antes de a cena ser exibida, a dubladora de Marceline, a atriz Olivia Olson, havia confirmado em um evento que as duas personagens já foram namoradas.
KORRA (“A LENDA DE KORRA”)
A protagonista da série animada da Nickelodeon já se apaixonou tanto por homens, quanto mulheres ao longo dos episódios de A Lenda de Korra. Embora sua sexualidade nunca tenha ficado explícita, a atriz Janet Varney, que dá voz a Korra nos desenhos, afirmou em entrevista que caso a série fosse feita atualmente, ela terminaria com um beijo explícito entre a personagem titular e Asami.
AS MÃES DE PENNY POLAR BEAR (“PEPPA PIG”)
Em episódio exibido neste ano, Peppa Pig conheceu as mães da personagem Penny Polar Bear. A decisão de trazer um casal do mesmo sexo para o desenho criado pelos animadores Mark Baker e Neville Astley surgiu após uma petição online, que dizia que “excluir famílias do mesmo sexo [do programa] vai ensiná-las que apenas famílias com um pai ou mãe ou dois pais de sexos diferentes são normais”.
RICK SANCHEZ (“RICK E MORTY”)
No desenho de sucesso da Netflix, feito por Justin Roiland e Dan Harmon, o protagonista Rick Sanchez é lido pelos fãs como pansexual. Embora sua orientação nunca tenha ficado explícita por parte dos criadores, Rick já chegou a se envolver afetivamente com diversos personagens, independente de suas identidades de gênero.
SAILOR URANO E SAILOR NETUNO (“SAILOR MOON“)
No desenho e no manga, Haruka Tenoh (Sailor Urano) e Michiru Kaioh (Sailor Netuno) são um casal. Na Comic-Con de 1998, em San Diego, o criador de Sailor Moon, Naoko Takeuchi, confirmou que a intenção era retratá-las como um par romântico. Mais que um casal LGBTI+, Sailor Urano também pode ser interpretada como uma personagem não-binária, sendo descrita no manga como “tanto uma garota quanto um garoto”, já que “ela tem a força e a personalidade dos dois gêneros”.
YUKITO TSUKISHIRO (“SAKURA CARD CAPTORS”)
O Yue, de Sakura Card Captors, desenho que fez sucesso no Brasil pelo Cartoon Network e na TV aberta nos anos 2000, é outro personagem gay dos desenhos. Embora o romance entre ele e Touya Kinomoto, irmão de Sakura e bissexual, não seja explícito, os dois já vivenciaram momentos afetuosos ao longo dos capítulos do anime.
WAYLON SMITHERS, PATTY BOUVIER E LISA SIMPSON (“OS SIMPSONS”)
Durante a 27ª temporada de Os Simpsons, Waylon Smithers assumiu para o seu patrão, Sr. Burns, que é gay e que o ama. Rob LaZebnik, roteirista da série, contou ao New York Post que escreveu o episódio em que Smithers se assume LGBTI+ em homenagem a seu filho, Johnny, também homossexual. “Sou um cara do Meio-Oeste [dos EUA], então não sou muito de deixar as emoções à flor da pele, mas eu pensei: ‘Teria um outro jeito melhor de dizer ao meu filho que o amo do que escrevendo um história sobre isso?'”, disse. Além de Smithers, Patty Bouvier, a irmã fumante de Marge, é lésbica e já quase se casou com outra personagem no desenho. Especula-se também, entre os fãs, que Lisa Simpson seja queer.
RUBI E SAFIRA (“STEVEN UNIVERSO”)
No 21º episódio da 5ª temporada de Steven Universo, Rubi, enfim, descobre o amor que sente por Safira e a pede em casamento. Em “Reunidos”, exibido posteriormente, as duas enfim se unem e dão um beijo ao final da cerimônia. Ao longo de sua duração, o desenho do Cartoon Network se tornou famoso por lidar com a diversidade e quebrar tabus, agradando tanto as crianças quanto os fãs mais velhos. À época, a criadora da série, Rebecca Sugar, revelou para a Entertainment Weekly a importância da cena. “Nós não podemos esperar até que uma criança cresça para dizer que ela existe e que a história dela é importante. Estou emocionada pensando nos anos de trabalho incansável de todos nós na equipe, que conduziram a este momento”, disse.