A última produção da franquia Scooby-Doo, Trick or Treat Scooby-Doo!  [“Scooby-Doo! Doces ou Travessuras”], lançada na última terça-feira (4) nos Estados Unidos, pelo Amazon Prime, trouxe uma revelação há muito aguardada pelos fãs LGBTI+ do desenho animado: a personagem Velma Dinkley finalmente retratada como lésbica.

Em uma cena que viralizou nas redes sociais, a integrante do Mystery Inc. demonstra estar visivelmente atraída pela estilista Coco Diablo, a ponto de corar com a paixão à primeira vista (e registrar logo de cara que a admirada tem um gato, risos). Assista ao momento abaixo:

Em comemoração, o Google fez, nesta quarta-feira (5), uma página interativa para a personagem, subindo animações de bandeirinhas do movimento LGBTI+ e do orgulho lésbico quando o usuário faz a busca pelos termos “Velma” e “Velma Dinkley”. A funcionalidade está disponível tanto no desktop quanto no celular.

Google lançou página interativa em comemoração a sexualidade de Velma [Foto: Reprodução]
Google lançou página interativa em comemoração a sexualidade de Velma [Foto: Reprodução]
Os rumores a respeito da sexualidade de Velma existem desde a estreia do desenho, em 1969. Quando a animação foi transformada em live action com atores reais na década de 2000, a atriz Sarah Michelle Gellar, que deu vida a Daphne Blake, confessou em entrevista ao Sci Fi Wire que havia gravado uma cena onde a patricinha do grupo beijava a personagem interpretada por Linda Cardellini, em uma parte da história em que elas mudam de corpo. No entanto, a sequência acabou cortada da montagem final do filme.

Sarah Michelle Gellar e Linda Cardellini interpretaram Daphne e Velma, respectivamente, nos live-actions de Scooby-Doo [Foto: Reprodução]
Sarah Michelle Gellar e Linda Cardellini interpretaram Daphne e Velma, respectivamente, nos live-actions de Scooby-Doo [Foto: Reprodução]
Em 2020, James Gunn, roteirista de Scooby-Doo!: O Filme”, revelou em seu Twitter que tentou explorar a sexualidade de Velma no longa. “Em 2001, Velma era explicitamente gay no meu roteiro inicial. Mas o estúdio continuou suavizando e suavizando (a personagem), tornando-a ambígua (na versão filmada), então nada (na versão lançada) e finalmente dando a ela um namorado (na sequência)”, escreveu.

No mesmo ano, Tony Cervone, produtor da franquia Mystery Incorporated, afirmou em seu Instagram que Velma era sim LGBTI+. “Eu já disse isso antes, mas Velma em Mystery Incorporated não é bi. Ela é gay. Sempre planejamos que Velma agisse um pouco fora do personagem quando namorava Shaggy porque o relacionamento era errado para ela e ela tinha dificuldades em explicar o motivo”, publicou.

Trick or Treat Scooby-Doo! ainda não ganhou data de estreia oficial no Brasil. Assista ao trailer abaixo: