Híbrida
ARTE & LITERATURA

“Amor & Luta”: exposição no Rio celebra 30 anos de ativismo LGBTQIA+ do Grupo Arco-Íris

Parada LGBTQIA+ do Rio, organizada pelo Grupo Arco-Íris [Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil]

Parada LGBTQIA+ do Rio, organizada pelo Grupo Arco-Íris [Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil]

Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, tem início a exposição Amor & Luta: Trajetórias do Movimento LGBTI+, celebrando os 30 anos do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ na estação Carioca, do MetrôRio. A mostra, que ficará em exibição até o próximo mês, acontece próxima à 28ª edição da Parada do Orgulho do Rio de Janeiro, que promete tomar a orla de Copacabana neste domingo (19).

A inauguração será aberta ao público e vai contar com apresentação do Coral Arco-Íris Por Prazer; shows de Nana Kozak, Elza e Verdec; performances de drags e transformistas, dentre outros. Para participar, basta se cadastrar via formulário do Google Forms (sujeito a lotação).

Além disso, a exposição também irá contar com programação especial até a data de seu encerramento, em 17 de dezembro, incluindo seminários, rodas de conversa, lançamento de livros, shows, exibição de longas e mais. Personalidades como Paulo Iotti, Jandira Feghali, Indianarae Siqueira e Fred Nicácio estão confirmades.

Para Cláudio Nascimento, presidente e fundador do Grupo Arco-Íris – que está há mais de três décadas desenvolvendo projetos pela promoção de direitos da comunidade LGBTQIA+ -, a mostra tem a intenção de celebrar e acompanhar a trajetória do movimento.

“A programação da exposição ‘Amor e & Luta’ foi construída de forma a englobar a história e o momento atual. E, claro, não faltará diversidade, cultura e arte com apresentações e também alguns momentos de troca de informações e saberes, diálogos fundamentais tanto na preservação das pautas em que já avançamos, quanto nas estratégias de lutas para alcançar o que ainda nos é negado e seguirmos lutando contra os retrocessos”, afirma.

“Amor & Luta: Trajetórias do Movimento LGBTI+” acontece nas estações Carioca/Centro do MetrôRio, até o dia 17/12. A classificação indicativa é livre e a visitação estará aberta todos os dias da semana (incluindo domingo e feriados), das 9h às 21h.

LEIA TAMBÉM:

Notícias relacionadas

Cazuza vai ganhar exposições inéditas no Rio e em SP

Revista Híbrida
1 mês atrás

Monica Benício divulga capa e lançamento de livro sobre Marielle Franco

Livia Muniz
9 meses atrás

Marvel e DC: 11 super-heróis dos quadrinhos que são LGBTI+

Maria Eugênia Gonçalves
3 anos atrás
Sair da versão mobile