Revista Híbrida
Brasil

Parada do Orgulho LGBT+ de SP: veja a programação para 2024

Parada LGBT+ define data e tema da edição de 2024 (Foto: Acervo da Associação da Parada LGBT de São Paulo)

Parada LGBT+ define data e tema da edição de 2024 (Foto: Acervo da Associação da Parada LGBT de São Paulo)

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo já tem data e tema para a sua 28ª edição, que acontece no domingo do dia 2 de junho de 2024, com concetração marcada para as 10h, no tradicional ponto embaixo do vão do MASP, na Avenida Paulista.

O tema de 2024, Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+, foi definido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) visando destacar a importância do voto em ano de eleições municipais.

“A seleção deste tema reflete a necessidade urgente de encerrar a negligência, em especial do Congresso Nacional, em não promover leis inclusivas e de proteção dos direitos dessa população. Ao longo dos anos, o Legislativo brasileiro tem enfrentado desafios significativos no que diz respeito aos direitos LGBT+”, diz Nelson Matias, sócio-fundador e presidente da APOLGBT-SP.

O tema busca combater, através do poder da escolha dos representantes governamentais, a influência da ala conservadora, que tem dificultado e barrado a aprovação de leis que garantam os direitos da população LGBTQIA+ no Brasil.

Cartaz da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Foto: Divulgação)

 

A luta contra o conservadorismo também ganhou outra frente após o show histórico de Madonna em Copacabana, que levou mais de 1,6 milhão de pessoas a loucura e ajudou a ressignificar, ao lado de Pabllo Vittar, um símbolo nacional até então cooptado pela extrema-direita: a bandeira do Brasil.

Para o dia 2, a Parada convocou toda a população para comparecer à Avenida Paulista vestida com as cores verde e amarela, empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris, para celebrar e lembrar que “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo”.

Pabllo Vittar e Madonna com a bandeira do Brasil (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

 

Ressaltando a importância do assunto como tema, ainda este ano, um grupo de 19 coletivos que atuam em prol da comunidade LGBTQIA+ no Brasil encaminhou um ofício para o ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a proteção de crianças trans nas próximas eleições.

Paralelamente, um boletim inicial do programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, apontou um crescimento recorde de 150 pré-candidaturas de pessoas da comunidade e alidas para o pleito deste ano. Saiba mais aqui.

O documento propõe uma resolução ou normativa que impeça especificamente “manifestações discriminatórias contra as crianças e adolescentes trans” durante as campanhas municipais.

“Nos últimos tempos, houve recorrentes episódios de ataques de milícias digitais que atuam disseminando fake news sobre a situação das crianças e adolescentes, espalhando mensagens de ódio e de repressão, incluindo o crescente movimento de negação da existência das crianças e adolescentes trans”, afirma o documento, notando um “padrão de utilização” da pauta antitrans na política brasileira.

Além da data e tema, a organização do evento também anunciou as atrações paralelas que fazem parte do calendário oficial. Confira abaixo.

Programação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo para 2024

LEIA TAMBÉM:

Notícias relacionadas

Durante ato em sua homenagem, Matheusa Passarelli enfim foi ouvida

João Ker
6 anos atrás

José de Abreu denuncia Cássia Kis ao MP por LGBTfobia

Revista Híbrida
1 ano atrás

Em 2020, Brasil continua líder mundial em assassinatos de pessoas trans

Bruna Benevides
3 anos atrás
Sair da versão mobile