Popularizado por Paris Is Burning e endossado por divas pop como Madonna, Lady Gaga e, mais recentemente, Beyoncé em sua Renaissance Tour, o ballroom cravou a retomada de sua importância na cultura pop atual. E, para fomentar a cena e engajar novos sujeitos que desejam aprender mais sobre essa cultura, o Circo Voador, no Rio de Janeiro, preparou um projeto especial que se inicia no próximo dia 5 de julho: a Oficina de Ballroom.
Ministrada pela Legendary Overall Princess Wallandra Xtravaganza Cazul, as aulas são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras, das 17h às 18h30, na tradicional lona localizada na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
O movimento ballroom nasceu a partir da comunidade trans, preta e latina do Harlem, em Nova York, e se tornou uma verdadeira exaltação da comunidade LGBTQIA+ ao redor do globo, incluindo no Brasil, que agora conta com eventos exclusivamente voltados à celebração dessa arte.
Em nossa 7ª edição, MOVIMENTO, nos aprofundamos nesse universo, dando destaque ao icônico documentário de Jennie Livingston, que mostrou uma realidade até então apagada da sociedade e invisibilizada na sétima arte e que, posteriormente, foi refletido em obras como os realities RuPaul’s Drag Race, Legendary e a antologia Pose, de Ryan Murphy, até a interseção entre vogue e capoeira de Puma Camillê.
As inscrições para as oficinas de ballroom no Circo Voador devem ser encaminhadas para o email cursos@circovoador.com.br. Para as aulas, basta apenas levar uma roupa e um calçado confortável.
O projeto também vai contar com o BALLROOM LOVE, em que você poderá doar um look, acessório ou item que ama para outra pessoa, com o objetivo de “potencializar o CXNT de outra corpa”.