Revista Híbrida
Cinema & TV

“Pose”: MJ Rodriguez se torna a 1ª trans indicada a Melhor Atriz no Emmy

MJ Rodriguez, de "Pose", se torna a primeira atriz trans indicada a uma das categorias principais do Emmy (Foto: Divulgação)

MJ Rodriguez, de "Pose", se torna a primeira atriz trans indicada a uma das categorias principais do Emmy (Foto: Divulgação)

Demorou, mas foi. A Academia de Televisão dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (13) os indicados ao Emmy 2021 e, depois de três temporadas no ar, Pose finalmente conseguiu emplacar uma indicação do elenco trans entre as principais categorias. MJ Rodriguez, que dá vida a Blanca, se tornou nesta manhã a primeira transexual a concorrer a Melhor Atriz em Série de Drama ao longo dos 72 anos da premiação.

Ainda no ano passado, o Emmy foi alvo de críticas e reclamações ao ignorar todo o elenco trans de Pose – o maior já escalado na TV dos EUA – e indicar apenas Billy Porter como Melhor Ator em Série de Drama. Ativistas pelos direitos trans e membros do elenco principal se mostraram indignados nas redes sociais, como contamos aqui, já que o objetivo todo do programa é colocar as narrativas, histórias e personagens trans em primeiro plano.

MJ Rodriguez como Blanca Evangelista em cena de “Pose” (Foto: Reprodução)

Além de MJ, Pose também recebeu uma indicação como Melhor Série de Drama, nesta que será a sua última chance de levar o prêmio para casa, já que a terceira temporada, que se encerrou nos EUA em junho, é também a última. Billy Porter, que já venceu uma estatueta por seu desempenho como Pray Tell, é outro que concorre novamente na categoria de Melhor Ator em Série de Drama.

Outros destaques LGBTI+ na lista de indicados incluem a atriz Emma Corrin, que concorre com MJ a Melhor Atriz em Série de Drama, por sua interpretação impecável da Princesa Diana em The Crown. Nas últimas semanas, ela mudou seus pronomes nas redes sociais para “She/Them”, o que muitos entenderam como uma declaração de que se identifica como não-binária.

O longa-metragem Tio Frank”, disponível na Amazon Prime, também concorre a Melhor Filme para Televisão. Escrita, dirigida e produzida por Alan Ball ( de A Sete Palmos e True Blood), a história se passa na década de 1970 e mostra os dilemas de um professor universitário que sofreu homfobia do pai na juventude e agora precisa lidar com a sua morte e a revelação de sua sexualidade para o restante da família.

RuPaul’s Drag Race e RuPaul também ganharam novas indicações como Melhor Relity Show e Melhor Apresentador Reality Show, esta última contemplando ainda o quinteto de Queer Eye. E Ewan McGregor concorre em Melhor Ator em Série Limitada por sua atuação em Halston, da Netflix, onde dá vida ao estilista homônimo.

Uma das principais indicadas este ano, The Handmaid’s Tale rendeu indicações às atrizes Alexis Bledel e Samira Wiley, que vivem duas personagens lésbicas na série. Samira, por sinal, é casada com Lauren Morelli, uma das responsáveis por Orange Is The New Black, que a levou ao estrelato.

Na comédia, o Saturday Night Live rendeu ainda três indicações a atores LGBTI+: Kate McKinnon e Bowen Yang concorrem a Atriz e Ator Coadjuvante em Série de Comédia, enquanto Dan Levy (Schitt’s Creek) concorre como Ator Convidado em Série de Comédia por sua participação no programa.

Clique aqui para conferir o nosso Guia de séries LGBTI+ para assistir online em 2021. E clique na imagem abaixo para conferir um artigo sobre o porquê de Pose ser uma série sobre a resistência de corpos e vidas trans.

“Pose” é sobre nós

 

Abaixo, confira as principais indicações do Emmy 2021:

SÉRIE DE DRAMA

ATOR EM SÉRIE DE DRAMA

ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA

SERIE DE COMÉDIA

ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA

ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA

SÉRIE LIMITADA OU MINISSÉRIE

FILME PARA TELEVISÃO

ATOR EM SÉRIE LIMITADA, MINISSÉRIE OU FILME

ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA, MINISSÉRIE OU FILME

ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA

ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA

ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA

ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA

ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA, MINISSÉRIE OU FILME

ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE LIMITADA, MINISSÉRIE OU FILME

ATOR CONVIDADO EM SÉRIE DE DRAMA

ATRIZ CONVIDADA EM SÉRIE DE DRAMA

ATOR CONVIDADO EM SÉRIE DE COMÉDIA

ATRIZ CONVIDADA EM SÉRIE DE COMÉDIA

REALITY SHOW/COMPETIÇÃO

APRESENTADOR DE REALITY SHOW

Notícias relacionadas

Entre erros e acertos, Drag Race Brasil causa boa impressão na estreia

Maria Eugênia Gonçalves
8 meses atrás

Conheça o elenco oficial da 1ª edição de RuPaul’s Drag Race Down Under

Revista Híbrida
3 anos atrás

Glamour Garcia sobre Britney, transfobia e a curiosidade do público

João Ker
5 anos atrás
Sair da versão mobile