Depois de ter feito história como o programa de TV com o maior elenco transexual na história dos Estados Unidos, a produção de Pose (FX) anunciou que a terceira e próxima temporada da série será a última. “Nós conseguimos contar a história exata que queríamos, e eu estou extremamente honrado e agradecido”, disse o diretor e produtor executivo Ryan Murphy, em um comunicado oficial.

Steven Canals, produtor executivo da série e autor do argumento que deu origem à história, também declarou que o programa foi uma homenagem ao seu eu mais jovem. “Pose foi concebida como uma carta de amor para a comunidade underground de ballroom em Nova York, à minha amada cidade, às minhas famílias trans e queer, e a mim mesmo.”

“Essa temporada estará cheia de todo o amor, risadas e lágrimas que vocês já aprenderam a esperar da Família Evangelista”, prometeu Canals.

O ator Angel Bismark Curiel, que interpreta o Lil Papi, também publicou um vídeo em suas redes sociais se despedindo da série emocionado: “Meu coração está doendo. Você passa três anos com essas histórias, personagens e pessoas, e é naturalmente muito difícil ir de uma convivência diária de 18 horas com o pessoal para não tê-los mais à sua volta.” Assista abaixo:

De acordo com Canals, o plano original era de que Pose tivesse ao menos cinco temporadas. “Dito isso, poderiam ser quatro temporadas? Poderiam ser seis temporadas? Com certeza”, declarou em entrevista ao The Hollywood Reporter, ainda em 2019.

A terceira e última temporada também foi encurtada e terá apenas sete episódios, contra oito, da primeira, e dez, da segunda. A estreia, marcada para 2 de maio nos EUA, será com um episódio duplo, e a final está agendada para ir ao ar em 6 de junho.

Depois de mostrar a ascensão da cultura ballroom em 1991, a última temporada se passará três anos depois, em 1994, enquanto os bailes e concursos são apenas uma memória distante para Blanca (MJ Rodriguez), que  tenta conciliar sua função de mãe com a carreira de enfermeira e o novo namorado. Já Prey Tell (Billy Porter) estará envolvido com o pandemia da AIDS e uma nova casa surge na cena ballroom, desafiando o império da família Evangelista.

Pose já foi indicada em três categorias do Globo de Ouro e recebeu outras 11 nomeações no Emmy, que rendeu o troféu de Melhor Ator Principal em uma Série de Drama para Porter, que interpreta ao mestre de cerimônias Prey Tell. Nenhuma das principais premiações de TV, entretanto, reconheceu ainda o trabalho das atrizes trans que dão vida ao universo da série, como comentamos aqui.

Ainda não há previsão de quando os novos episódios devem ser exibidos no Brasil, mas por aqui já é possível assistir às duas primeiras temporada na Netflix.