Revista Híbrida
Brasil

Parada do Orgulho SP vai ter shows de Pabllo Vittar, Gloria Groove e Filipe Catto

Parada do Orgulho SP vai ter shows de Pabllo Vittar, Gloria Groove e Filipe Catto

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo já tem data, tema e programação para a sua 28ª edição, que acontece no domingo do dia 2 de junho de 2024, a partir das 10h, na Avenida Paulista (lado ímpar), com shows confirmados de Pabllo VittarGloria GrooveFilipe Catto e mais.

O tema de 2024, Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+, foi definido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) visando destacar a importância do voto em ano de eleições municipais.

“A seleção deste tema reflete a necessidade urgente de encerrar a negligência, em especial do Congresso Nacional, em não promover leis inclusivas e de proteção dos direitos dessa população. Ao longo dos anos, o Legislativo brasileiro tem enfrentado desafios significativos no que diz respeito aos direitos LGBT+”, diz Nelson Matias, sócio-fundador e presidente da APOLGBT-SP.

O tema busca combater, através do poder da escolha dos representantes governamentais, a influência da ala conservadora, que tem dificultado e barrado a aprovação de leis que garantam os direitos da população LGBTQIA+ no Brasil.

Cartaz da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Foto: Divulgação)
Cartaz da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Foto: Divulgação)

A luta contra o conservadorismo também ganhou outra frente após o show histórico de Madonna em Copacabana, que levou mais de 1,6 milhão de pessoas a loucura e ajudou a ressignificar, ao lado de Vittar, um símbolo nacional até então cooptado pela extrema-direita: a bandeira do Brasil.

Para o dia 2, a Parada convocou toda a população para comparecer à Avenida Paulista vestida com as cores verde e amarela, empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris, para celebrar e lembrar que “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo”.

Pabllo Vittar e Madonna com a bandeira do Brasil (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Shows

Este ano, a Parada vai contar com shows de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Filipe Catto, Banda Uó e mais, divididos em 5 trios elétricos. Confira a organização por patrocinadora abaixo:

Eventos paralelos

Além da data e tema, a organização do evento anunciou a 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+ para o dia 30 de maio, das 10h às 20h, no Memorial da América Latina. O evento vai contar com shows, área de gastronomia, barracas de artesanatos, exposições, stands de conscientização, participação de artistas como Ikaro Kadoshi, Márcia Pantera, Irmãs de Pau e mais. A entrada é franca e o ingresso gratuito está disponível no Sympla.

O pré-Parada vai contar com outra ação especial: a Corrida do Orgulho LGBT+, organizada pela Fuse Eventos Esportivos, no Parque Villa-Lobos. A largada inclui um percurso de 5 km e uma caminhada de aproximadamente 3 km, com prêmios especiais para os primeiros colocados nas categorias Feminino, Masculino e Não Binário. Para se inscrever, basta acessar o site oficial.

Confira abaixo outras ações paralelas que farão parte do calendário oficial:

Programação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo para 2024

LEIA TAMBÉM:

Notícias relacionadas

Lula defende foto com pastor que prega a “cura gay”

João Ker
3 anos atrás

MP defende “educação livre de preconceitos” nas escolas de Minas

João Ker
5 anos atrás

Brasil é líder mundial em assassinatos trans pelo 13º ano, com 125 mortes

João Ker
3 anos atrás
Sair da versão mobile