Laverne Cox, conhecida por interpretar Sophia Burset na série “Orange Is The New Black”, contou em uma vídeo com mais de 10 minutos no seu Instagram que foi vítima de um ataque transfóbico enquanto caminhava com um amigo. De acordo com ela, o caso teria ocorrido no último sábado, 28, quando ela estava no Griffith Park, em Santa Los Angeles, quando um homem “perguntou agressivamente” que horas eram, antes de questionar se a atriz era “menino ou menina”.

“Meu amigo responder ‘vai se f***’ e, de repente, o cara estava atacando ele”, conta Laverne. A atriz relata que o desconhecido bateu repetidas vezes no amigo, até que ela pegou o celular para chamar a polícia. “Eu puxo meu telefone, ligo 911 e, do nada, o cara desapareceu. Ele estava procurando encrenca porque eu era uma pessoa trans em público. Foi isso que pareceu.”

Laverne Cox conta ataque transfóbico e se emociona: 'Essa é minha vida' (Foto: Reprodução)
Laverne Cox conta ataque transfóbico e se emociona: ‘Essa é minha vida’

Uma das atrizes trans mais premiadas da história, Laverne comentou emocionada que ficou surpresa com a agressão. “Não é chocante para mim – obviamente, essa é a minha vida. Lidei muito com isso, mas nunca deixa de ser chocante”, diz no vídeo. “Não importa quem você seja. Você pode ser tipo a Laverne Cox, seja lá o que isso signifique. Se você for trans, vai experienciar coisas assim.”

Aos 48 anos, Laverne Cox já fez história como a primeira mulher trans em capas de revistas importantes como a Time e a Cosmopolitan, além de ter sido a primeira atriz transexual indicada ao Emmy, por sua participação em “Orange Is The New Black”. “Quando essas coisas acontecem, não é sua culpa. Não é sua culpa que as pessoas não estejam à vontade que você exista no mundo”, diz ela no vídeo. “Nós temos o direito de andar no parque.”

Assista ao vídeo completo abaixo, em inglês: