O cantor Johnny Hooker fez nesta segunda-feira (25) um desabafo nas redes sociais, após o cancelamento do seu show no Festival Mormaço, que seria realizado no próximo sábado (30), em Boa Vista, capital de Roraima. A decisão foi tomada pelo prefeito Arthur Henrique Machado (MDB), depois que alguns políticos compartilharam trechos de um vídeo antigo do cantor.

O vídeo em questão é de 2018. Nele, Johnny Hooker afirma que “Jesus é travesti”, como forma de protesto contra o cancelamento que a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, em que a atriz travesti Renata Carvalho interpreta Jesus Cristo, sofreu à época. O trecho da fala foi resgatado e redistribuído nos últimos dias por conservadores da cidade, que pediram o cancelamento da apresentação de Hooker.

O prefeito então cedeu e afirmou em suas redes sociais que “uma das atrações foi desaprovada por muitas pessoas através de manifestações públicas”. “Respeito é algo que eu não abro mão. Todos sabem dos meus princípios e dos meus valores”, diz Arthur Henrique no vídeo.

Para Johnny, o caso é “mais uma vitória da homofobia e LGBTfobia no Brasil“, já que o lineup do festival havia sido definido pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) a partir de interações na redes sociais, em que a própria população da cidade apontou os artistas que gostariam de ver no evento.

“Eu e minha equipe estamos consternados com essa situação e buscando medidas cabíveis junto aos nossos advogados. O Brasil não pode se render às trevas! O Estado é laico!”, disse Johnny, em sua conta oficial.

O cantor pernambucano também pediu que os outros artistas confirmados no Festival Mormaço se posicionem contra a censura. O lineup é formado por Alcione, Vanessa da Mata, Emicida, Duda Beat, Xamã, Chimarruts e a banda Biquíni, que se apresentam no evento ao longo do próximo final de semana, no Parque do Rio Branco.

A Associação Grupo Athena Cores de Roraima (AGAC/RR), ONG que defende os direitos LGBTQIA+ em Roraima, divulgou uma nota em apoio a Johnny Hooker e apontou Boa Vista como uma das capitais mais conservadoras do Brasil, com altos índices de violência e intolerância contra pessoas da comunidade.

“Sabemos que uma das maiores armas do conservadorismo LGBTfóbico é espalhar rumores e desinformação, para assim nos colocar cada vez mais à margem da sociedade. Estamos a um ano das eleições municipais e situações lamentáveis como essa devem reforçar para a população LGBTQIAPN+ do município a importância de representatividade política na câmara municipal”, diz a nota.

O Festival Mormaço é um evento criado e promovido pela Prefeitura de Boa Vista com o propósito de integrar artistas locais e de outros estados através de música, teatro, dança e gastronomia. Segundo o Diário Oficial do Município, foram gastos mais de R$ 1,5 milhão em cachê dos artistas principais, dos quais R$ 100 mil seriam destinados a Johnny Hooker.

LEIA TAMBÉM: