O ano de 2024 traz uma data importante para a comunidade LGBTQIA+ brasileira: o 20º aniversário da Visibilidade Trans no país. Para celebrar esse marco, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) vai organizar a 1ª Marsha Nacional pela Visibilidade Trans na luta pela segurança, educação, empregabilidade e saúde da população transgênera.

O evento, marcado para este domingo (28/01), acontecerá em Brasília/DF, às 13h, com concentração em frente ao Congresso Nacional, contando com programação cultural, homenagens às parlamentares – incluindo participação da madrinha Érika Hilton, uma das primeiras mulher trans eleita deputada federal no Brasil – e mais.

“Ocuperamos as ruas, assim como ocupamos durante todo o ano, ocuperamos no dia 28 para lembrar de nossas lutas, para erguer nossas vozes e para lembrar que nossa resistência está mais firme do que nunca”, ressaltou Hilton em vídeo publicado nas redes sociais.

A 1ª edição presta reverência à icônica Marsha P. Johnson, uma das maiores heroínas de resistência da comunidade a nivel global. Drag queen, profissional do sexo e inconformista da binaridade de gênero, ela liderou a luta contra a polícia de Nova York (naquilo que se tornou conhecido como A Revolta de Stonewall) e militou em várias organizações, como a Sweet Transvestite Action Revolutionaries (STAR) [“Revolucionárias da Doce Ação Travesti”, em tradução livre], visada em tirar pessoas transgêneres das ruas.

Quem não conseguir estar presente na marcha, poderá ter seu nome assinado na bandeira que será erguida em Brasília para lembrar às autoridades que travestis, mulheres transexuais e homens trans existem e precisam ter seus direitos respeitados. Clique aqui para participar.

Você também pode contribuir financeiramente, com doações ao PIX: CNPJ 46718142000190.

Saiba mais detalhes nas redes sociais: