O jornalista Fabiano Moreira é o novo colaborador da Híbrida e assina a partir de agora uma nova coluna mensal comentando os principais lançamentos musicais de artistas brasileiros LGBTI+. Além das publicações, ele também ajuda na curadoria de uma playlist atualizada semanalmente e que você confere ao final dessa matéria.

Em sua estreia, Fabiano escreve sobre o novo disco de Ney Matogrosso, a volta de Patrícia Marx, o voguing de Bruxa Cósmica, o disco “breggae” do paraense AQNO e a antecipada parceria de Mulú com Letrux que tem a cara do verão pós-pandemia (afinal, nós também passamos dois anos só fazendo planos). Confira abaixo:

Lançamentos LGBTI+ de outubro: Bruxa Cósmica, AQNO e Ney Matogrosso são destaques
Lançamentos LGBTI+ de outubro: Bruxa Cósmica, AQNO e Ney Matogrosso são destaques

Ney Matogrosso – ‘Nu com a minha música’

Por mais que ele mesmo tenha dificuldade de aceitar, Ney Matogrosso é a maior referência gay na música popular brasileira, desde os Secos & Molhados, nos anos 70. Essa semana, ele lançou o disco “Nu com a minha música”, o primeiro da nova gravadora, a Sony, do qual já tinha dado o gostinho em EP com quatro canções, lançado em agosto. A produção aposta no tradicional e no seguro, preservando a excelência da voz de Ney, cristalina, como sempre. Destaque para grandes clássicos na voz do mestre, como “Quase um segundo” (Herbert Vianna), “Espumas ao vento” (Accioly Neto), conhecida na voz de Fagner, “Sua estupidez”, standard de Roberto e Erasmo Carlos, além de canções que a gente já conhecia, como a gostosa “Boca”, gravada antes com Rafael Rocha, e as icônicas “Gita” (Raul Seixas/Paulo Coelho) e a faixa-título, composição de Caetano Veloso.

Bruxa Cósmica – ‘Witch Cxnt’

“Witch Cxnt” é o terceiro single da performer, compositora e cantora Bruxa Cósmica e combina eletrônica, quase industrial, drill e vogue beat em produção de EveHive e Badsista. Acha difícil ficar mais gay? A gata taí pra difundir e ampliar a cultura do ballroom e do voguing e já lançou, antes, “Céu vermelho” e “Boicote”. Vamos acompanhar.

AQNO – ‘O Retorno de Saturno’

O Pará e o Maranhão foram amalgamados em “O Retorno de Saturno”, disco de estreia do paraense AQNO, que mais parece ter chegado em um disco voador. Ele junta brega paraense e reggae do Maranhão, criando o “Breggae”, tudo com produção do maranhense Sandoval Filho, do BlackRoom Studio. O visual, alien, agrada demais.

Mulú e Letrux – ‘Me Espera’

Ficou muito a cara do verão a música de Mulú e Letrux, “Me espera”, emulando Marcos Valle e a sonoridade das fitas dos anos 80. Bati um papo com ele na última edição da Sexta Sei (leia aqui).

Patrícia Marx – ‘Onda’

Patrícia Marx anuncia novo disco de inéditas com a regravação do clássico “Onda”, sucesso da soul music de Cassiano de 1976 que vai batizar o disco, previsto para 2022. A música cita “Dinorah Dinorah”, de Ivan Lins.

A última semana de outubro ainda teve Karol Conká e WC no Beat com a música dela que não saiu na época do BBB (mas que ela achava que sim) e rendeu bom meme, “Louca e sagaz”, além do disco de interpretacões de Luiz Caldas, “Playlist brasileira 1”, novo single de Chico Chico, “Mãe”, e mais. Abaixo, você ouve esses e outros lançamentos na nossa playlist oficial de novidades, atualizada semanalmente.


Fabiano Moreira é jornalista desde 1997 e já passou pelas redações de O Globo, Tribuna de Minas, Mix Brasil, RG e Baixo Centro, além de ter produzido a festa Bootie Rio. Atualmente, é colunista da Sexta Sei.