O prédio ocupado pela Casa Nem na rua Dias da Rocha, em Copacabana, foi alvo de uma ação de reintegração de posse nesta segunda-feira (24) e seus moradores estão realocados em uma escola estadual, enquanto aguardam a liberação de um local definitivo pela Prefeitura do Rio. A Polícia Militar fechou o trânsito da rua durante a manhã e realizou a operação sem o uso de força, após uma primeira tentativa de despejar o grupo em julho deste ano não ter sido finalizada.

De acordo com a Secretaria de Habitação, um prédio em Laranjeiras será cedido para o funcionamento da Casa Nem, mas ainda não há previsão de quando ele estará disponível. Enquanto isso, os cerca de 50 LGBTs em situação de vulnerabilidade foram transferidos para o Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, também em Copacabana. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) afirmou que eles poderão ficar no local enquanto a Prefeitura do Rio não ceder um imóvel definitivo para abrigá-los.

Procurada pela reportagem, a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS) afirmou que o imóvel reintegrado não pertence à Prefeitura e que procurou os moradores da Casa Nem para oferecer acolhimento na rede municipal de abrigos. Ainda em junho deste ano, o órgão inaugurou o Centro Provisório de Atendimento (CPA IV) para LGBTs na Lapa, região central do Rio, com capacidade para 50 pessoas. No mês passado, eles afirmaram que 30 vagas já estavam ocupadas.

Funcionando desde 2016, a Casa Nem é um projeto do coletivo Transrevolução e já ocupou imóveis na Lapa e em Vila Isabel. Em entrevista à Híbrida, Indianare Siqueira, presidenta do grupo e pré-candidata a vereadora, contou por que se considera de extrema-esquerda e explicou os desafios de manter o espaço da Casa Nem em meio às medidas de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Revista Híbrida (@hibridamagazine) em

Abaixo, saiba como doar para a Casa Nem e, para ajudar outras instituições de acolhimento para pessoas LGBTQ pelo Brasil, confira o Mapa da Solidariedade lançado pela Rede Nacional de Casas de Acolhimento LGBTI+ (REBRACA LGBTI+).

Nome: CasaNem
Telefone: 021 96829-0296
Instagram: @casanem_
Dados Bancários: Banco do Brasil; Ag. 3114; C/C 0018970-7
Responsável: Grupo Transrevolução
CNPJ: 27.720.290/0001-02