O jornalista Fabiano Moreira é o novo colaborador da Híbrida e assina uma coluna mensal comentando os principais lançamentos musicais de artistas brasileiros, com foco especial no que é produzido e consumido pela comunidade LGBTI+. Além das publicações, ele também ajuda na curadoria de uma playlist atualizada semanalmente e que você confere ao final dessa matéria. Abaixo, confira a seleção :

Quebrada Queer – ‘ABC do QQ’

Depois de cinco anos sem lançamentos, o Quebrada Queer, primeiro coletivo LGBTI+ de rap nacional, está de volta na praça esta semana com o single ABC do QQ. No clipe, Apuke, Boombeat, Guigo, Harlley, Murillo Zyess e Tchelo Gomez nos levam de volta aos tempos de escola e a tudo que nós, enquanto dissidentes, passamos nesse ambiente. No som, uma mistura sempre esperta de funk carioca, trap e hip-hop.

Céu – ‘Um Gosto de Sol’

Após cinco discos autorais, “Um Gosto de Sol” é o primeiro álbum em que Céu se coloca apenas como intérprete, dando voz a uma dúzia de canções escritas por outros autores. Produzido por Pupillo, o álbum é resultado do impacto da pandemia na vida da artista. A lista de canções foi elaborada pela cantora, pelo produtor e marido e pelo pai dela, Edgard Poças. 

Entre os destaques, está o primeiro single lançado, “Chega mais, de Rita Lee;“Deixa acontecer”, do Revelação, em duo com Emicida; e “Bim bom”, de João Gilberto. O disco ainda traz a cantora interpretando “Teimosa”, da dupla Antonio Carlos & Jocafi, e  “Ao Romper da Aurora” , de Ismael Silva, Lamartine Babo e Francisco Alves.

Luísa Sonza – ‘fugitivos :)’

Luísa Sonza começou a divulgar a fase 2 de seu disco “Doce 22”, com o clipe de fugitivos 🙂”, parceria com Jão, que também acaba de lançar disco, o “Pirata”. A faixa ganhou road clipe cinematográfico com direção dela e do renomado fotógrafo Jacques Dequeker, que já assinou outros quatro clipes da artista. 

Ela define sua atual fase como rock’n’roll. O álbum de Luísa ainda tem duas faixas a serem divulgadas, “ANACONDA *o* ~~~~”, com Mariah Angeliq, e “CAFÉ DA MANHÃ 😛”, com Ludmilla.

Manu Gavassi – ‘Gracinha’

A internet adora a atriz Manu Gavassi, que lançou esse mês seu quinto disco, o conceitual “Gracinha”. A música de trabalho, título, aposta no conforto do amparo de Tim Bernardes e Amaro Freitas, grandes nomes da nova cena, e manda o recado que a moça cansou “de fazer gracinha”. Também teve boa recepcão o single que antecedeu o álbum, “S.u.b.v.e.r.s.i.v.a.”. Há ainda todo o material visual que acompanha o trabalho e está rodando na Disney+.

Duda Brack – ‘Caco de Vidro’

“Caco de Vidro”, o segundo e novo disco de Duda Brack, é uma explosão de potência e força. A própria artista define o álbum como a “narrativa do estilhaço”, o canto da vitória de quem passou por muitos processos de cura, transformação e amadurecimento. Ela venceu uma depressão, em 2016, e depois de enfrentar desilusões amorosas e relações abusivas até cogitou desistir da carreira. Sorte a nossa que não.

O disco tem participações de Ney Matogrosso, BaianaSystem, Lúcio Maia (Nação Zumbi), e Cuca Ferreira (Bixiga 70) e foi produzido pela própria Duda, em parceria com Gabriel Ventura. Entre as sonoridades, ela constrói seu pop experimental com um passeio por ritmos brasileiros e latino-americanos, como pagodão, cúmbia, folk, funk e rock. E a gata ainda dança no pole dance, sarada, como dá pra assistir hipnotizado no clipe deToma essa.

FBC & VHOOR ft. Mac Júlia – ‘Se tá solteira vamo ficar de casal’

Se tá solteira vamo ficar de casaldita o hit do discaço Baile, lançamento da dupla formada pelos mineiros FBC, MC, e o beatmaker VHOOR, mostrando que o funk é de Beloryhills também. A dupla se voltou para o som dos anos 90, com os raps melody e melôs que cantavam o cotidiano dos subúrbios cariocas, como nas canções de Claudinho e Buchecha. O disco conta a história do personagem Pagode, pai de família, morador da favela, trabalhador, que frequenta o baile da UFFÉ e é preso por engano. Pagode é solto, retorna ao baile e encontra um antigo amor, Jessica. “Baile” é tocante homenagem à cena de Miami bass do Brasil.

Daparte – ‘Você Gosta Dela’

A diversidade sexual está muito que bem representada no novo clipe dos meninos mineiros da banda Daparte, “Você Gosta Dela”, faixa foco do segundo álbum do grupo, “Fugadoce”. Ninguém é LGBTI+ na banda do filho do Samuel Rosa, do Skank, Juliano Alvarenga, mas a nova geração transa tudo muito bem no filme em clima de festa e liberação sexual. 

O disco foi construído ao longo dos últimos três anos, misturando baladas profundas e reflexivas com canções alegres e alto astral. O álbum mostra a transição da pandemia, com uma mensagem de esperança para os tempos que virão.

Ebony feat. Urias – ‘Festa do Pijama’

A carioca Ebony está mostrando o que as garotas fazem no banheiro em feat com Urias para seu disco de estreia, o bom “Visão Periférica”, que ainda traz a artista em outras parcerias com BK’, Borges e Yunk Vino. O álbum tem bons momentos de juventude e traz um olhar desfocado, além do ordinário. A produção é de AJ, BeNo e Nave. A capa é de Kouth San, artista visual capixaba de 23 anos, e bebe da influência de games, animes e cyberpunk. 

Leopold Nunan – ‘Ballin’ In Beverly Hills’

Figura icônica da noite carioca, Leopold Nunan apresenta a drag Pietra Parker ao mundo dos fonogramas com Ballin’ in Beverly Hills, uma bomba dançante produzida pelo jovem brasileiro Karan!, de 16 anos. A faixa é um verdadeiro tratado sobre ostentação e mistura hip-hop, afrobeat, trap e funk favela.

O clipe é uma maratona de looks absurdos de moda e foi gravado em esquema de guerrilha pelo fotógrafo de moda Will Cook, na Rodeo Drive e em uma festa particular. Após o lançamento desse primeiro single, outras três versões chegarão ao streaming, em versões riddim, afro beat (Klean), Riddim com nuances árabes (Klap) e techno (Golden Kong). Outros clipes bacanas de Leopold são Banzé”, “Feeling like myself again”, “Multiple Personality“, “Got to be strong” e “Bate Bum Bum”.

Nega Preto – ‘Elementos’

Nega Preto, 23 anos, de Petrópolis, lançou o single Elementos”, lembrando que “terra não é sujeira”. Eu adoro acompanhar o trabalho dela, que lançou esse ano o bom álbum Boiola retinta, produzido com um notebook e um microfone USB, além do EP Canções do Lar.

Sua lírica contundente já é conhecida na cena de slam do Brasil. Ela participou, por dois anos consecutivos, do Slam BR, representando Rio e Minas. O disco traz instrumentais que misturam funk, trap e batucada a letras que falam sobre cultura preta, bissexualidade e transgeneridade. Junto ao álbum, a artista lançou o mini clipe para Afro Intro, exaltando a beleza preta com um elenco composto por pessoas cis e transgêneras, gays, hétero e bissexuais.

BADSISTA – ‘Gueto elegance’

A produtora paulistana e também muito que cantora BADSISTA lançou seu primeiro disco, o bom e surpreendentemente calmo, sexy e reflexivo Gueto elegance, no qual canta “o amor, o flerte, o tesão, aquela borboleta na barriga e na b*****”. O disco tem house, dancehall, cumbia, funk, raggamuffin, uk garage, rock, muito forró e participações de Cronista do Morro, MC Yallah, Jup do Bairro, Rey Sapienz, RHR, Lari BXD, Ashira e Ventura Profana. Tá gostoso demais.

Nota do editor:

A última semana também contou com uma parceria entre Lô Borges e Milton Nascimento na música Veleiro; SCALON, ao lado de Tiffany Abreu, no single “Nós Por Nós“; o álbum TOKYO, que marca a estreia do artista CHAMELEO; além do disco “MUNDOS” de Paolo Ravley. A sergipana Ísis Broken, que participou da Antena Híbrida no mês passado (ouça aqui), também botou na roda o aguardado disco “Bruxa Cangaceira”.

Abaixo, você ouve esses e outros lançamentos na nossa playlist oficial de novidades, atualizada semanalmente:


Fabiano Moreira é jornalista desde 1997 e já passou pelas redações de O Globo, Tribuna de Minas, Mix Brasil, RG e Baixo Centro, além de ter produzido a festa Bootie Rio. Atualmente, é colunista da Sexta Sei.