A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo já tem data e tema para a sua 28ª edição, que acontece no domingo do dia 2 de junho de 2024, com concetração marcada para as 10h, no tradicional ponto embaixo do vão do MASP, na Avenida Paulista.

O tema de 2024, Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+, foi definido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) visando destacar a importância do voto em ano de eleições municipais.

“A seleção deste tema reflete a necessidade urgente de encerrar a negligência, em especial do Congresso Nacional, em não promover leis inclusivas e de proteção dos direitos dessa população. Ao longo dos anos, o Legislativo brasileiro tem enfrentado desafios significativos no que diz respeito aos direitos LGBT+”, diz Nelson Matias, sócio-fundador e presidente da APOLGBT-SP.

O tema busca combater, através do poder da escolha dos representantes governamentais, a influência da ala conservadora, que tem dificultado e barrado a aprovação de leis que garantam os direitos da população LGBTQIA+ no Brasil.

Cartaz da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Foto: Divulgação)
Cartaz da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Foto: Divulgação)

Ressaltando a importância do assunto, ainda este ano, um grupo de 19 coletivos que atuam em prol da comunidade LGBTQIA+ no Brasil encaminhou um ofício para o ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a proteção de crianças trans nas próximas eleições.

Paralelamente, um boletim inicial do programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, apontou um crescimento recorde de 150 pré-candidaturas de pessoas da comunidade e alidas para o pleito deste ano. Saiba mais aqui.

O documento propõe uma resolução ou normativa que impeça especificamente “manifestações discriminatórias contra as crianças e adolescentes trans” durante as campanhas municipais.

“Nos últimos tempos, houve recorrentes episódios de ataques de milícias digitais que atuam disseminando fake news sobre a situação das crianças e adolescentes, espalhando mensagens de ódio e de repressão, incluindo o crescente movimento de negação da existência das crianças e adolescentes trans”, afirma o documento, notando um “padrão de utilização” da pauta antitrans na política brasileira.

Além da data e tema, a organização do evento também anunciou as atrações paralelas que fazem parte do calendário oficial. Confira abaixo.

Programação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo para 2024

  • 31/04 e 01/05, das 9h às 18h: Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+
  • 23/05: Coletiva de Imprensa Mês do Orgulho APOLGBT-SP
  • 30/05, das 10h às 20h: Feira da Diversidade no Memorial da América Latina
  • 07/12, no MASP: Prêmio da Diversidade

LEIA TAMBÉM: