O enredo da G. R. E. S. São Clemente em homenagem ao ator e comediante Paulo Gustavo emocionou muita gente quando passou pela Sapucaí na última sexta-feira (22). Mas com alguns erros durante o desfile, a escola de Botafogo acabou rebaixada no Carnaval carioca e saiu do Grupo Especial para a Série Ouro.

LEIA TAMBÉM —> Melhores momentos LGBTI+ do Carnaval 2022 

Neste ano, entretanto, a Liga das Escolas de Samba (Liesa) divulgou pela primeira vez as justificativas dos jurados para o voto em cada quesito de todas as escolas. E uma das críticas da jurada Helenice Gomes à São Clemente chamou bastante a atenção.

“Embora seja um latente problema de nossa sociedade e o debate dele pelos mais variados mecanismos seja super necessário, a ala ‘VOCÊ É VIADO?’ usa linguagem que reforça o estereótipo animalesco usado tão negativamente e de forma corriqueira p/ se discriminar e ofender membros da comunidade LGBTQIA+”, escreveu a jurada.

"Você é viado": ala da São Clemente em homenagem a Paulo Gustavo teve foliões vestidos de veados com bandeiras LGBTI+ (Foto: Reprodução Twitter | @limalblue)
“Você é viado”: ala da São Clemente em homenagem a Paulo Gustavo teve foliões vestidos de veados com bandeiras LGBTI+ (Foto: Reprodução Twitter | @limalblue)

A ala “Você é viado?” foi a 20ª do desfile da São Clemente e fazia referência a um dos bordões de Paulo Gustavo, que também apareceram em outros momentos, como na “Bicha Bichérrima”. No entanto, Helenice achou a abordagem ofensiva e deu sua justificativa acompanhada de uma nota 9,7 no quesito Fantasia, uma das mais baixas de todo o desfile.

Nas redes sociais, o público se dividiu entre quem apoiou a atitude da jurada e quem acha que ela “militou errado”. Afinal, o desfile da São Clemente abriu com as cores do arco-íris LGBTI+ e contou com a presença de inúmeros amigos e familiares de Paulo Gustavo, como a mãe, Déa Lúcia, o viúvo, Thales Bretas, a irmã, Juliana Amaral, e o pai, Júlio Márcio.

Também passou pela Sapucaí uma série de amigos do humorista, morto no ano passado pelo coronavírus. Na lista, nomes como Marcelo Adnet, Fábio Porchat e Marcos Veras dividiram a avenida com drag queens e foliões vestidos de personagens clássicos criados por Paulo, como a Dona Hermínia.

LEIA TAMBÉM —> “Lil Nas X” do Carnaval viraliza desfilando no Rio

Apesar de emocionante, o desfile teve problemas técnicos para além de usar o termo “viado”, antes mesmo de começar. As luzes do carro da comissão de frente não foram acesas como o planejado e o abre-alas também enfrentou dificuldades ainda no Setor 1.

Sobre a expressão “viado”, a Híbrida publicou ainda em 2020 uma coluna de opinião sobre o uso pejorativo do termo, à época dito pelo presidente Jair Bolsonaro em um jantar com apoiadores. O contexto, entretanto, é essencial para definir a intenção do seu emprego como referência a um homem gay. Principalmente se ele mesmo se definir assim.