Com a promessa de uma das folias mais chuvosas dos últimos anos – com promessa de temporal todos os dias do feriado, o carnaval 2023 em São Paulo deve levar cerca de 15 milhões de foliões às ruas, prontos para curtir a penca de blocos e festas, LGBTQIA+ ou não, na maior capital do País.

Abaixo, confira os principais destaques da programação.

Tarado Ni Você [Foto: Giselle Galvão/Facebook/Reprodução]
Tarado Ni Você [Foto: Giselle Galvão/Facebook/Reprodução]

18/2 – Sábado

O primeiro dia oficial de folia começa no centro de São Paulo, com o pessoal do Tarado Ni Você comemorando a permissão tardia pro cortejo com o melhor repertório de Caetano Veloso às 10h, na esquina da Ipiranga com a Avenida São João.

Quem quiser fugir da muvuca, o Bunytos de Corpo levanta a malhação dos foliões a partir das 14h, no Largo do Padre Péricles, na Lapa.

No cruzamento da Praça da República com a avenida Ipiranga, no Centro, o Minhoqueens desfila seu bloco regado a pop a partir do meio-dia.

O Agrada Gregos vai fazer uma dobradinha com cortejo oficial no Parque Ibirapuera, às 13h, e after mais tarde na Audio, a partir das 22h.

Quem não abre mão da eletrônica nem na folia, o Unidos do BPM começa a concentração às 14h, no Pátio do Colégio, na Sé.

No mesmo horário, o Bloco da Gloria Groove promete sanar os traumas de sua primeira edição com a concentração na Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 4.150, em Pinheiros.

Outras opções do sábado são o Dramas de Sapatão (concentração ao meio-dia, no centro) e o Samby & Junior, com os sucessos da dupla mais querida dos anos 1990/2000 saindo do Largo do Arouche.

Ritaleena [Foto: Leo Orestes/Facebook/Reprodução]
Ritaleena [Foto: Leo Orestes/Facebook/Reprodução]

19/2 – Domingo

O domingo começa com o Bloco da Pabllo, arrastando multidões atrás da drag queen a partir das 13h, no Parque Ibirapuera.

Às 18h, o Baile de Carnaval da Mel, a recebe com entrada gratuita os 100 primeiros que chegarem à Murat Casa de Cultura, em Pinheiros, com afoxé, frevo, samba-reggae, marchinhas-funk e samba-axé na batera, além de performances.

Ursos e lontras encontram a diversidade da fauna gay no CarnaUrsos, bloco da festa Ursounds, que concentra no Largo do Arouche a partir das 13h para a sua segunda edição.

Em homenagem à Rainha do Rock, o Ritaleena leva os maiores sucessos de Rita Lee para a rua Caramuru, no bairro Saúde, com concentração a partie do meio-dia.

A Espetacular Charanga do França [Foto: Facebook/Reprodução]
A Espetacular Charanga do França [Foto: Facebook/Reprodução]

20/2 – Segunda-feira

O tradicional Charanga do França sai às 9h, arrastando multidões a partir da concentração na Conceição Discos, na Vila Buarque.

Ao meio-dia, o Bloco Bixa Pare sai dali perto, na rua Senador Paulo Egidio, em Santa Cecília.

Na sequência, o Siriricando começa a concentrar às 14h também na região do centro, no Largo do Arouche.

Bloco da Tchaka [Foto: Facebook/Reprodução]
Bloco da Tchaka [Foto: Facebook/Reprodução]

21/2 – Terça-feira

O último dia oficial de folia começa com o cortejo tradicional do Cornucópia Desvairada a partir das 8h, em local a ser divulgado (provavelmente na Lapa).

O queridinho Bloco da Tchaka, comandado por uma das drags mais icônicas da folia paulistana, concentra às 10h, no Largo do Arouche.

Ao meio-dia, os foliões LGBTQIA+ podem escolher entre o cortejo do Bloco do Sai, Hétero Mimimi, às no nº 1300 da rua Augusta, e o Bloco da Mama, na praça Marechal Deodoro.

Mais tarde, outra drag icônica comanda sua própria folia com a saída do Bloco da Salete Campari, na rua Augusta, altura da Consolação.