O mês de visibilidade LGBT terminou com um importante momento no esporte. O meio-campista Collin Martin, que atua no Minnesota United da Major League Soccer (MLS), revelou publicamente que é homossexual. Aos 23 anos, ele se tornou o único jogador de futebol assumidamente gay em atividade no mundo.

“Eu joguei Major League Soccer por 6 temporadas: 4 temporadas com o DC United e 2 temporadas com o Minnesota United. Hoje, estou orgulhoso de que toda a minha equipe e diretoria do Minnesota United saibam que sou gay. Eu recebi apenas gentileza e aceitação de todos na MLS e isso tornou a decisão de me assumir muito mais fácil”, disse o jogador.

Collin Martin em campo, jogando pelo Minnesota United (Foto: Getty Images)
Collin Martin em campo, jogando pelo Minnesota United (Foto: Getty Images)

“À luz da minha experiência como atleta profissional, quero aproveitar este momento para incentivar outras pessoas que praticam esportes profissionalmente ou outras coisas de terem a confiança de que o esporte as receberá de todo o coração”, acrescentou.

Historicamente, Collin Martin é apenas o terceiro jogador profissional a revelar sua homossexualidade. Em 1990, o inglês Justin Fashanu foi o primeiro a se assumir publicamente, mas se suicidou em 1998 após enfrentar anos de preconceito. Em 2013, foi a vez do também norte-americano Robbie Rogers, que se aposentou na última temporada.

Além de ser um elemento histórico para os LGBTs no futebol, Collin Martin se torna também o único atleta homossexual em atividade nas cinco ligas profissionais dos EUA, a NBA (basquete), a NFL (futebol americano), a NHL (hóquei) e a MLB (beisebol).