Relacionamentos líquidos, não-monogamia e bissexualidade: a nova campanha do perfurme Gucci Guilty estrelada por Elliot Page parece beber na fonte dos tópicos que mais rendem discussão no Twitter para criar uma fantasia de luxúria, glamour e sensualidade pensada para o ano de 2023. A campanha foi divulgada na última semana e marca a estreia do ator, que se declarou trans em 2020, como modelo no universo da alta moda.

O vídeo é dirigido por Glen Lunchford e anuncia as fragrâncias feminina e masculina da Gucci Guilty. Nele, Elliot participa de um trisal com o rapper A$AP Rocky (marido de Rihanna) e a atriz Julia Garner, estrela da série Inventando Anna (Netflix) e escalada para viver Madonna na recém-adiada indefinidamente cinebiografia da Rainha do Pop. A campanha usa a música “Life is But a Dream”, dos Harptones, como trilha sonora, enquanto o trio se aconchegam umas nas outras em meio a um cenário Art Deco e inspirado nos anos 1970.

“Eles celebram as incontáveis interações do amor, incorporando a autoaceitação completa e mostrando como uma mente aberta libera a forma mais pura de expressão”, disse a Gucci, em comunicado enviado à imprensa. No anúncio postado em suas redes sociais, a grife ainda disse que a campanha é “uma ode à amizade e ao amor em todas as formas”.

Em entrevista à Elle, o trio afirmou ter se sentido confortável durante as filmagens. “Eu nunca tinha feito uma campanha antes, então me senti um pouco tímido no início, para ser sincero, mas Rocky e Julia são as pessoas mais amáveis e quando os conheci meus nervos evaporaram”, disse Elliot.

Rocky ainda disse à publicação que prefere usar a fragrância feminina: “Eu realmente gosto do fato de que isso parece não ter gênero. Não é muito ‘dele’ ou ‘dela’ – é tudo nosso e eu gosto do fato de ser parte disso”.

Fantasias homoeróticas e sensuais não são nenhuma novidade para as campanhas das fragrâncias Gucci, que nos anos de Tom Ford chegou a levantar debates sobre qual o limite da propaganda com imagens hiperssexualizadas, cortesias de Terry Richardson.

Page não é a única estrela trans a encabeçar uma campanha importante de uma grife tradicional. Ainda na última semana, a atriz Hunter Schafer, que vive a Jules de Euphoria, foi anunciada como o mais novo rosto do perfume Angel, da Mugler.

O vídeo futurista da campanha é dirigido por Quentin Derozier e mostra Hunter como uma entidade superpoderosa intergalática e traz a música “Dreamer”, de Charli XCX, como trilha sonora. Apesar de bom, excelente mesmo é o edit que já está circulando online ao som de “Alien Superstar” (veja aqui), que prova como a nossa “melhor música internacional” do ano passado segue deixando os fãs de Beyoncé sedentos por um vídeo oficial.

Em 2021, Hunter já havia participado do desfile digital de primavera/verão da Mugler. Em entrevista ao The Cut, ela ainda disse que Angel seria definitivamente uma fragrância que Jules usaria em Euphoria e detalhou sua relação pessoal com o aroma mais tradicional da grife. “Eu sinto que [o perfume] é uma visão muito legal sobre feminilidade e o que significa ser uma mulher hoje. A fragrância é tão complexa e contrastante. Ela tem essa base masculina e amadeirada e então um elixir doce, de baunilha, com um tipo de notas metálicas.”

As novas campanhas da Gucci Guilty e do Angel embarcam na tardia, mas bem-vinda onda de modelos trans contratados por grifes tradicionais. Apenas nos últimos anos, marcas como Chanel, Burberry, Moschino e Calvin Klein têm apostado em talentos como Teddy Quinlivan, Campbell King, Aaron Philip e MJ Rodriguez, apenas para citar alguns exemplos. E que venham mais.