A revista TIME divulgou nesta quarta-feira (13) a TIME100, sua lista anual de “lideranças do futuro” e incluiu três brasileiras na seleção mundial: Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as primeiras transexuais eleitas deputadas federais. A publicação frisou como a trajetória política de ambas tem sido “repleta de ameaças de morte e ódio”, mas que isso não tem impedido as aspirações legislativas das duas. 

Ainda de acordo com a publicação, Duda tem estudado uma possível campanha à Prefeitura de Belo Horizonte, a sexta maior cidade do País. No ano passado, ela se tornou a deputada federal mais votada na história do estado mineiro. 

Em relação a Erika, que também foi incluída em uma edição anterior da mesma lista, a TIME frisou sua trajetória de ex-profissional do sexo à luta pela criação de uma cota para pessoas transexuais e travestis nas universidades públicas como forma de driblar a prostituição compulsória que atinge essa população.   

“É uma honra e uma responsabilidade fazer parte desse novo imaginário que representa a mudança na sociedade e na representação política”, escreveu Erika em suas redes sociais.

Duda também celebrou sua inclusão na lista, frisando como ser uma travesti no Brasil significa ter “uma expectativa de vida muito menor do que a média”, “a prostituição, na maioria dos casos, forma única de renda” e ser “alvo de preconceito todo dia”. “Estamos na luta para ressignificar tudo isso a cada dia e dizer ao mundo que existimos, somos humanas e merecemos dignidade.”

“Seguirei firme vocalizando vozes que não são escutadas para que as próximas gerações possam encontrar um mundo com mais poesia, mais respeito, mais meio ambiente, mais educação, mais dignidade. Vamos juntas!”, completou.

Outros nomes que integram a lista da TIME100 são a cantora Kali Uchis, o ator Paul Mescal, a atriz Bella Ramsey e a advogada brasileira Txai Suruí, ativista dos direitos indígenas e coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental—Kanindé. 

LEIA TAMBÉM: