O filme brasileiro Avenida Beira-Mar, dirigido por Bernardo Florim e Maju de Paiva, ganhou o prêmio de Melhor Direção na Competição de Longas Ibero-americanos de Ficção no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG). O anúncio aconteceu no último sábado (15), e contou com a presença dos cineastas brasileiros.
“Foi muito bom ver o Brasil levando vários prêmios e fazer parte disso”, comemorou Maju de Paiva. “Cinema é um trabalho feito por muitas mãos, então antes de tudo, gostaria de agradecer à toda equipe do filme. Dirigir esse filme só foi possível porque tivemos o set mais família do mundo.”
Avenida Beira-Mar narra a história de uma menina de 13 anos, Rebeca (Milena Pinheiro) que se muda para Piratininga, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e desenvolve uma amizade com Mika (Milena Gerassi) uma garota que desafia normas de gênero. Essa amizade gera incompreensão dos adultos e causa eventos que perturbam a calmaria do logradouro em frente à orla.
O longa se destaca por abordar temas de identidade e amizade na adolescência, com uma sensibilidade que tocou tanto o público quanto a crítica. O reconhecimento no Festival de Guadalajara reafirma a importância de histórias que exploram a diversidade e os desafios enfrentados por jovens em contextos sociais complexos.
O elenco conta com nomes de peso como Andrea Beltrão e Isabel Teixeira. Além do prêmio de Melhor Direção, o filme recebeu uma menção honrosa no Prêmio Maguey, dedicado a narrativas LGBTQIAP+ dentro do próprio festival.
O sucesso de Avenida Beira-Mar em um festival internacional prestigioso como o de Guadalajara aumenta as expectativas para sua estreia no Brasil, que está prevista para o segundo semestre de 2024. O longa conta com a produção da Elo Studios e coprodução da Viralata e do Telecine.
Assista ao trailer abaixo.