As cinebiografias seguem com tudo! O subgênero, que já virou um verdadeiro papa-Oscar lá fora, está em vigor há um tempo e estourou grande por aqui no último ano, em filmes como Meu Nome é Gal, Nosso Sonho e Mussum, O Filmis, inspirados nas histórias de grandes personalidades do Brasil como Gal Costa, Claudinho & Buchecha e Mussum, respectivamente. Agora, chegou a vez de mais uma grande figura nacional fazer parte dessa lista: Ney Matogrosso, o grande camaleão da nossa MPB, também será retratado pela sétima arte em Homem com H.

O filme, que começou a ser gravado ainda nesta semana com locações em São Paulo e Rio de Janeiro, vai acompanhar a trajetória de Ney Pereira da Silva e sua transformação no artista que conhecemos, mostrando os percalços pessoais e profissionais, como a ascensão do Secos e Molhados em plena ditadura militar; o encontro com Cazuza (que será vivido por Jullio Reis), um de seus grandes amores; e mais.

A infância e adolescência de Ney, incluindo suas questões desafiadoras com o pai, marcadas por sua vivência com a família na pequena cidade de Bela Vista, interior do Mato Grosso do Sul, também não ficarão de fora.

“Toda a repressão que ele sofreu do pai fez aflorar esse ser livre. Ele diz que tudo o que fez foi para confrontar o pai. O Ney veio para mostrar que a gente não precisa ficar preso a uma coreografia de gênero”, diz o diretor e roteirista Esmir Filho (de Os Famosos e os Duendes Da Morte, vencedor do Festival do Rio).

Jesuíta Barbosa, que já mostrou talento o suficiente em obras como Praia do Futuro e Tatuagem, será o responsável por viver Ney nas telonas. Bruno Montaleone, Romulo Braga, Hermila GuedesMauro SoaresJeff LyrioCarol Abras e Lara Tremoroux também fazem parte do elenco.

Ney Matogrosso será interpretado por Jesuíta Barbosa em "Homem com H"
Ney Matogrosso será interpretado por Jesuíta Barbosa em “Homem com H”

De acordo com a sinopse, “a trajetória de Ney confunde-se com a história de um Brasil cercado pela opressão, mas que aspira à liberdade. Com sua alma livre, atitude desafiadora e comportamento que chocava os conservadores, Ney Matogrosso firmou-se não só como um dos maiores artistas brasileiros, mas como uma personalidade que inspira libertação, independência e afeto”.

“Homem Com H” conta com produção da Paris Entretenimento e distribuição da Paris Filmes. Data de estreia, trailer e cartazes ainda não foram divulgados.